3

Exceto com palavras estrangeiras (p.ex., idem, /ˈidɛm/) e vários portugueses que falam sem como /sɐ̃j̃/ (semelhante a ãe em mãe), sempre vejo falando alguém, nem, outrem, garagem com e fechado, mas muitas são grafadas com é, o qual geralmente se considera aberto, como em légua e pérola.

Então pergunto: por que se escreve alguém em vez de alguêm?

No Brasil, a palavra sêmen, por exemplo, se grafa com ê porque é fechado no Brasil, porquanto é nasal, então, grafar e nasal com ê não é algo proibido de acontecer; outrossim, há têm.

4
  • 1
    Boa pergunta. Especialmente no pt-br esse acento agudo numa vogal fechada parece estranho - embora existam outros exemplos, como "também". Questão relacionada ou duplicada: portuguese.stackexchange.com/q/569/2764 .
    – stafusa
    Jul 4 at 23:01
  • Acho que em pt-PT a vogal é aberta.
    – Centaurus
    Jul 5 at 0:03
  • @Centaurus, não sei hoje, exceto os portugueses que falam "ãe", mas, no século XIII, era fechada.
    – Schilive
    Jul 5 at 0:37
  • Oxítonas com sílaba tônica terminada em ditongo nasal -em ou -ens são acentuadas.todamateria.com.br/regras-de-acentuacao
    – Lambie
    Jul 5 at 20:36
-3

Achei super engraçada essa pergunta porque nunca tinha parado pra pensar sobre isso e faz completo sentido! hahah acho bem difícil alguém ter notado isso, se eu for perguntar aqui em casa, por exemplo. Acho que é apenas uma exceção, dentre tantas que existem na lingua portuguesa e que não tem uma boa explicação. Mas achei mt cuiosa a sua pergunta! =)

2
  • 2
    Paulo, bem-vindo ao Portuguese StackExchange! O que fizeste foi um comentário, mas o escreveste numa resposta. Mas bem-vindo ao site! de qualquer modo.
    – Schilive
    Aug 1 at 17:54
  • 1
    Olá Paulo, bem-vindo! Como diz o Schilive, esta postagem é mais um comentário que uma resposta. Por "não boa explicação" você quer dizer algo como "ser um mero acidente histórico"?
    – stafusa
    Aug 1 at 20:58

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.