1

A seguinte frase:

Estas geometrias são simplificações da disposição dos átomos, os quais são os vértices das mesmas.

Está correta? Fiquei confuso com o uso da expressão "das mesmas" enquanto queria me referir as "geometrias" da primeira frase.

1
  • 1
    Lucas, peço desculpas se houver ofensa, mas por que achas que estaria errada? A frase é realmente meio confusa, mas esse simples fato não a torna errada.
    – Schilive
    Jun 19 at 1:07
1

Não tá errado.

Todavia...

Não gosto muito de usar "dos mesmos" para retomar termos antecedentes nos textos que escrevo. Eu acho que soa um pouco mal, e também vejo muita gente usando, então tento outra coisa para fazer diferente e manter a língua viva. Neste caso, apesar de julgar brusca a transição entre geometria e vértices (vértices do quê?), supomos que pelo contexto esteja claro: são vértices de figuras geométricas formadas pelos átomos.

Existem dois termos sequenciais no texto bem próximos uns dos outros, e queremos nos referir a um deles (ou aos dois). Nessas situações, é correto utilizar os pronomes demonstrativos como "Este... mas aquele..." ou mesmo "O primeiro... já este último...", (eu lembro-me do inglês former e latter). É possível fazer referência a três fatos citados no texto simultaneamente:

O primeiro [fato] que foi citado: aquele
 O do meio: esse
 O último citado: este

Há duas opções, a meu ver:

1. Mantemos o ponto final e nos referimos a "átomos" através de termos como "Estes últimos", "Tais partículas", "Eles" etc.:

Estas geometrias são simplificações da disposição dos átomos. Estes últimos, por sua vez, figuram como vértice dessas formas [geométricas].

Estas geometrias são simplificações da disposição dos átomos. Coincidentemente, tais partículas compõem/integram o vértice daquelas estruturas (piramidais, tetraédricas etc.).

Estas geometrias são simplificações da disposição dos átomos. Eles representam os vértices das complexas formas geométricas, [enquanto as ligações simbolizam as arestas ou algo do gênero].

1. Mantemos a sua construção de oração subordinada adjetiva, recorrendo aos pronomes relativos para referir-nos aos corpúsculos. Vamos trocar "das mesmas" por "seus":

Estas geometrias são simplificações da disposição dos átomos, que representam seus vértices.

Estas geometrias são simplificações da disposição dos átomos, os quais representam seus vértices.

Sobre essas últimas formulações dá quase para pensar que "seus" se refere a "átomos", já que os termos estão bem próximos no período. Porém, sabemos que os átomos mesmo não têm vértice, mas sim as formas geométricas em que se organizam. Ainda, eu usei "representam", pois, na sua oração, você mencionou que as geometrias são "simplificações", o que me faz inferir serem apenas representações dos átomos, e não cópias perfeitas de sua organização espacial num dado instante.

1
  • Sanzio! Muitíssimo obrigado pela resposta! Jun 21 at 18:32

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.