3

Estou a tentar entender a gramática na frase «Oficial 4º Ajudante», que é o nome da função que um certo funcionário exerce num certo cartório ou conservatória. Entendo que a pessoa é um oficial, sim, e entendo que é um ajudante. Mas como interagem as três palavras nesta frase? Será que «4º Ajudante» é uma frase nominal que age como adjectivo, esclarecendo «Oficial»: «[um] Oficial [que é um/o] 4º Ajudante»?

2
  • Eu acho que sim. Espero que venha alguém com conhecimento gramatical e nos explique numa boa resposta. :)
    – ANeves
    Jun 2, 2021 at 11:06
  • 1
    Acho que você precisa dizer em que lugar. Porque, por exemplo, se olhar o Cabo Verbe, esse 4º se refere a um nível. Veja bem o quadro nesse documento: enquadramento dos cargos dos oficiais ajudantes. ofcv.cv/images/Documentos-PDFs/Legislacao/bo_07-03-2018_16.pdf Existem oficiais de 1 a 4 (nível de salário).
    – Lambie
    Jun 10, 2021 at 14:21

1 Answer 1

1

Bom, vamos começar pelo princípio... "Oficial 4o Ajudante" não é uma frase, é somente um título, um cargo. Neste caso, para ter uma frase completa, você precisaria do predicado (verbo + complementos)

O que deixa esse título um pouco complicado é que o nome real é "Oficial Ajudante", e o "4o" se refere ao nível dessa posição dentro do grupo de Oficiais Ajudantes. Isso é uma herança das patentes militares portuguesas (e.g. primeiro oficial, segundo oficial, etc.)

Por motivos de clareza, muitos cartórios vem optando pela denominação Oficial Ajudante nível X nos concursos. Uma outra comparação seria com uma estrutura empresarial, em que você tem profissionais de nível júnior, pleno e sênior dentro de uma mesma posição (e.g. Analista de Logística Júnior, Gerente de Produção Pleno...)

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.