Estou a tentar entender a gramática na frase «Oficial 4º Ajudante», que é o nome da função que um certo funcionário exerce num certo cartório ou conservatória. Entendo que a pessoa é um oficial, sim, e entendo que é um ajudante. Mas como interagem as três palavras nesta frase? Será que «4º Ajudante» é uma frase nominal que age como adjectivo, esclarecendo «Oficial»: «[um] Oficial [que é um/o] 4º Ajudante»?
-
Eu acho que sim. Espero que venha alguém com conhecimento gramatical e nos explique numa boa resposta. :)– ANevesJun 2, 2021 at 11:06
-
1Acho que você precisa dizer em que lugar. Porque, por exemplo, se olhar o Cabo Verbe, esse 4º se refere a um nível. Veja bem o quadro nesse documento: enquadramento dos cargos dos oficiais ajudantes. ofcv.cv/images/Documentos-PDFs/Legislacao/bo_07-03-2018_16.pdf Existem oficiais de 1 a 4 (nível de salário).– LambieJun 10, 2021 at 14:21
1 Answer
Bom, vamos começar pelo princípio... "Oficial 4o Ajudante" não é uma frase, é somente um título, um cargo. Neste caso, para ter uma frase completa, você precisaria do predicado (verbo + complementos)
O que deixa esse título um pouco complicado é que o nome real é "Oficial Ajudante", e o "4o" se refere ao nível dessa posição dentro do grupo de Oficiais Ajudantes. Isso é uma herança das patentes militares portuguesas (e.g. primeiro oficial, segundo oficial, etc.)
Por motivos de clareza, muitos cartórios vem optando pela denominação Oficial Ajudante nível X nos concursos. Uma outra comparação seria com uma estrutura empresarial, em que você tem profissionais de nível júnior, pleno e sênior dentro de uma mesma posição (e.g. Analista de Logística Júnior, Gerente de Produção Pleno...)