2

Como interpretar as duas frases seguintes, por favor?

"Ele é o diretor daquela escola, que detesto."

"Ele é o diretor daquela escola que detesto."

Elas têm o mesmo significado? Uma delas está correta e a outra não? Qual expressa que não se gosta do "diretor daquela escola" e qual expressa que não se gosta "daquela escola na qual a pessoa é a diretora"?

3
  • 1) Não; 2) Ambas estão corretas; 3) Se você deseja passar a informação que detesta o diretor, há uma ambiguidade. A meu ver, o que retoma o temo escola; logo, com vírgula, eu interpreto que eu sei que no contexto há uma escola, sem vírgula, eu passo a imaginar que há outras escolas. (Não sei se deu para entender ou se ficou confuso :S) Commented Jun 1, 2021 at 13:19
  • Há duas possibilidades: Ele é o diretor que detesto daquela escola. Ele é o diretor daquela escola que detesto.
    – Lambie
    Commented Jul 2, 2021 at 18:53
  • If the answer solved your problem please don't forget to accept it by clicking the green check mark on the left side of the answer.
    – bad_coder
    Commented Nov 5, 2021 at 3:39

2 Answers 2

4

Esta frase é formada por duas orações:

1. Ele é o diretor daquela escola.
  2. que detesto.

Na segunda oração, o "que" é um pronome relativo que retoma o termo antecedente "escola", e não diretor. "Detesto aquela escola". Caracterizando uma Oração Subordinada Adjetiva (OSA).

As orações subordinadas adjetivas podem ser explicativas ou restritivas. Nas explicativas a pontuação é obrigatória e nas restritivas a pontuação é proibida.

• Primeiro caso:

"Ele é o diretor daquela escola, que detesto."

É uma OSA explicativa. Significa que você está falando de um diretor de uma escola e explica que detesta escolas.

Seria como: "Acabei tomando o suco de manga, que detesto". (Detesto qualquer suco de manga)

• Segundo caso:

"Ele é o diretor daquela escola que detesto."

É uma OSA restritiva. Significa que existem escolas que você detesta, outras que não detesta, e que está se restringindo ao diretor de uma escola que você detesta.

Seria como: "Acabei tomando o suco de manga que detesto". (Detesto alguns sucos de manga e tomei um deles)

• Possibilidades:

Para se referir ao diretor, com a mesma construção, ficaria um pouco estranho.

"Ele é o diretor que detesto daquela escola."

Nessa OSA restritiva, existem diretores que você detesta e você está falando de um deles, que é daquela escola.

Ou poderia usar um pronome relativo mais adequado:

"Ele é o diretor daquela escola o qual detesto."

2
  • Sim senhor, quanto às vírgulas e explicativa/restritiva. Mas duvido que o relativo que tenha obrigatoriamente de retomar escola e não diretor daquela escola. Se assim for, uma frase como A planta nativa da Europa que é amplamente difundida e utilizada também na culinária brasileira possui... (vê pergunta) é absurda, porque A Europa não é ingrediente culinário. Creio que é uma questão de pragmática o que retomar o mais curto item >>
    – Jacinto
    Commented Nov 2, 2021 at 17:43
  • >> à esquerda quando a lógica permite retomá-lo a ele ou ou um maior que o inclui (escola ou diretor daquela escola); é uma maneira de resolver a ambiguidade. Outra pergunta com exemplos em que o relativo que retoma o "item longo".
    – Jacinto
    Commented Nov 2, 2021 at 17:46
0

Também entendo que o sentido não seja o mesmo. A separação com vírgula da ênfase no destestar, então amplifica o sentido da segunda oração. Agora, entendo que deva ser escrito de outra forma, que evite a ambiguidade, a não ser que seja o sentido desejado. "Detesto ele, o diretor daquela escola.", por exemplo.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.