0

Como interpretar as duas frases seguinte, por favor?

"Ele é o diretor daquela escola, que detesto."

"Ele é o diretor daquela escola que detesto."

Elas têm o mesmo significado? Uma delas está correta e a outra não? Qual expressa que não se gosta do "diretor daquela escola" e qual expressa que não se gosta "daquela escola na qual a pessoa é a diretora"?

1
  • 1) Não; 2) Ambas estão corretas; 3) Se você deseja passar a informação que detesta o diretor, há uma ambiguidade. A meu ver, o que retoma o temo escola; logo, com vírgula, eu interpreto que eu sei que no contexto há uma escola, sem vírgula, eu passo a imaginar que há outras escolas. (Não sei se deu para entender ou se ficou confuso :S) – Valdeir Psr Jun 1 at 13:19
0

Também entendo que o sentido não seja o mesmo. A separação com vírgula da ênfase no destestar, então amplifica o sentido da segunda oração. Agora, entendo que deva ser escrito de outra forma, que evite a ambiguidade, a não ser que seja o sentido desejado. "Detesto ele, o diretor daquela escola.", por exemplo.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.