4

Me surgiu uma dúvida com relação à definição dos nomes dos números ordinais e frações em Português. Todos os números usados em frações se escrevem da mesma forma que os ordinais, com exceção do terceiro:

Fração Ordinal
Um terço (1/3) Terceiro (3ª)
Um quarto (1/4) Quarto (4ª)
Um quinto (1/5) Quinto (5ª)
Um sexto (1/6) Sexto (6ª)
Um sétimo (1/7) Sétimo (7ª)
Um oitavo (1/8) Oitavo (8ª)
Um nono (1/9) Nono (9ª)
Um décimo (1/10) Décimo (10°)

Apenas "terço" é diferente da sua versão ordinal. Reparei que em outras línguas vindas do Latim (das que pesquisei) também existem palavras diferentes para "Terceiro" e "Terço".

Alguém teria alguma ideia do porquê? Obrigado!

4
  • 5
    Primeiramente, bela tabela! Segundamente, o segundo também é diferente: «metade/meio» ≠ «segundo». Uma coisa interessante é que «terço» pode significar tanto uma fração (1/3) ou ordem (3º), mas este uso é considerado “pouco usado”, senão arcaico. – Schilive May 10 at 2:09
  • @Schilive hahaha obrigado! Eu cheguei a pensar que o segundo também seria, mas ao contrário dos outros, ele não possui uma versão "Um ___", sendo só utilizado o "meio" mesmo. – Lucius May 10 at 2:33
  • 1
    Reparei que utilizei "cardinal" no lugar de "ordinal", realizei a edição corrigindo isto. – Lucius May 10 at 3:08
  • 1
    @Lucius, interessante sua observação. Não tenho resposta a ela. Sobre 1/2, "um meio" existe sim. – toliveira May 16 at 22:51

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Browse other questions tagged or ask your own question.