2

Sou de Minas Gerais e a palavra "arreda" sempre foi muito comum na minha vida.

Para a minha surpresa, contudo, descobri que essa palavra não é tão difundida pelo resto do Brasil (em relação às outras nações lusófonas não tenho nem ideia). Muitas pessoas não sabem o que é "arreda".

Então fico na dúvida: de onde veio essa palavra? Veio da região de MG mesmo?

De uma simples, porém correta, definição encontrada no Google:

Arreda:

Designa comando para alguém se arredar ou se afastar; para trás, afaste-se.

3
  • 1
    A palavra é conhecida em Portugal. Há uma música muito conhecida, Indo Eu, que tem no refrão «(...) ora chega, chega, chega / ora arreda lá pra trás».
    – ANeves
    May 7, 2021 at 12:28
  • 1
    Já ouvi "arreda" algumas vezes, principalmente sob a forma "humm, esse cara não arreda pé daqui" (não sai daqui) mas não é uma palavra corriqueira no Rio de Janeiro.
    – Centaurus
    May 7, 2021 at 12:35
  • Minha mãe que é do interior do Paraná sempre fala "Arredar os móveis para fazer a limpeza" May 13, 2021 at 16:02

1 Answer 1

2

De acordo com o Aulete, a interjeição arreda, com o significado de sair, como em «Arreda daí!», vem do imperativo do verbo arredar, com mais significados. Já o verbo arredar vem do castelhano arredrar, que provavelmente vem do latim ad retro (para trás).

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.