5

Por exemplo

Pedro é um crítico aberto do casamento do João com a Maria.

Sem mais nenhum contexto para ajudar, o que é que entenderiam por esta frase?

O que eu pretendo dizer é que o Pedro não se preocupa em esconder as suas críticas nem mesmo do João e da Maria. Em inglês poderíamos dizes "open critic." Isto é uma maneira aceitável de exprimir a ideia? Há outra maneira melhor de exprimir a ideia com Pedro + um único adjetivo?

Crítico declarado é demasiado forte. Não quero dizer que o Pedro tenha montado uma campanha, ou ande obcecado.

5
  • 1
    sinonimos.com.br/aberto vê se ajuda. – Jorge B. Aug 14 '15 at 10:38
  • Eu sou um consulente regular desse site, e o significado 8, legitima alguma coisa o meu uso de aberto acima. Mas nestas coisas os dicionários são por vezes limitados, e não substituem a sensibilidade do ouvido das pessoas reais. – Jacinto Aug 14 '15 at 10:51
  • Eu sei Jacinto, mas não estou a conseguir pensar em nada. – Jorge B. Aug 14 '15 at 11:01
  • 2
    Que tal Pedro é crítico manifesto do casamento? Ou então alterar a frase para Pedro critica abertamente o casamento? – gmauch Aug 14 '15 at 20:33
  • É um possibilidade. O dicionário de sinónimos sugerido pelo @JorgeB. indica público e notório como sinónimos de manifesto. Estou também a pensar em coisas na linha de indissimulado. O google só encontra 715 ocorrências! – Jacinto Aug 14 '15 at 20:46
2

"Crítico aberto" significa apenas que o sujeito mostra o seu desagrado publicamente. Neste caso aberto tem o mesmo valor que público.

1
  • É verdade. E público até me parece melhor que aberto. – Jacinto Aug 20 '15 at 16:12

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.