2

Por convivência, já ouvi homens usarem este termo para literalmente dizer que estão online em um determinado aplicativo, no entanto, também ouvi recentemente que poderia ser relacionado com um homem dizendo que está aberto a relações (sexual casual ou amorosa).

Diz que o termo surgiu do Neymar no time de futebol do Paris Saint German, significando que ele estava preparado pro jogo. O termo original nunca ouvi alguém usar, além do próprio jogador.

Qual seria o uso mais comum e o seu contexto?

2
  • Talvez "estar pronto", parecido com o inglês "on" (ligado, ativo, ativado, operativo, funcionando), como "I am on"; ex.: "she left me yesterday. Well, now I am on!" (Ela me deixou ontem. Bom, agora eu estou ativo/operativo). No inglês, é comum usar a preposição assim, no final. O significado funciona com o que tu e a Soraia Silva dissestes.
    – Schilive
    Apr 9, 2021 at 12:04
  • Essa expressão surgiu muito recentemente.
    – Lambie
    Apr 12, 2021 at 15:26

6 Answers 6

2

A explicação mais razoável da frase do Neymar

Colunas Leo Dias 19/08/2020 21:30,atualizado 19/08/2020 21:37

"O pai tá on: Neymar viraliza expressão do momento e famosos entram na onda Léo Santana, Pedro Scooby e Rafael Zulu contam o que significa, para eles, o mote do craque brasileiro

Neymar, que perdeu as decisões do Paris Saint-Germain na Champions League nas duas últimas temporadas, agora parece mais focado do que nunca a dar o tão sonhado título ao PSG. Mas isso não quer dizer que ele tenha deixado o jeito moleque de lado. Antes da vitória por 3 a 0 contra o RB Leipzig, nessa terça-feira (18/8), o camisa 10 tuitou: “Passando pra avisar que o PAI acordou ONLINE. Salve pra geral e vamo que vamo … ALLEZ PSG”.

Foi o suficiente para fazer com que a expressão ganhasse ainda mais vida além dos campos, sendo usada por várias celebridades. A coluna aproveitou para conversar com algumas delas e tentar saber: o que quer dizer “o pai tá on”? “Para mim, ela significa ‘tamo ativo, tamo esperto, tamo pra jogo, tamo na crista da onda, tamo no topo (risos)'”, disse Léo Santana.

O ator Rafael Zulu, que também adotou o mote para a vida, explica o que sente ao dizê-lo: “Para mim, ‘o pai tá on’ significa que a pessoa, seja ela qual for, está pronta pro que vier pela frente”, resumiu. Até a galera do surfe decidiu aplicar o slogan. “Tô na ativa, hein? To na área, hein?! É uma gíria muito específica para aquele momento. Você acha que eu tô morto? Tô morto não, estou ligadíssimo”, comentou Pedro Scooby, aos risos.

A frase de Neymar virou até filtro no Instagram, feito pelo canal Esporte Interativo. Luciano Huck, Gabriel Medina, Thiaguinho e Thiago Leifert também entraram na brincadeira. E tem mais! Se o adulto Ney vai pedir música no Fantástico, esta coluna não sabe, mas hit ele já tem. Isto porque “O pai tá on” virou funk na voz de Mc Kekel."

[N.B. Talvez Neymar sabe que "to be on", "You're on!" é dito pelos treinadores em inglês aos jogadores quando se faz substituição. Também se diz: You're up!]

1
  • As definições acabam sendo tão genéricas e encaixam quase em qualquer contexto. Esclarece o uso variado.
    – sumitani
    Apr 16, 2021 at 13:23
1

Depende da situação. Geralmente rapazes dizem "o pai tá on" quando querem dizer que estão solteiros, ou também pode se encaixar numa ocasião de que eles estão prontos para o que der e vier.

1

A expressão "O pai tá on" vem de "o pai está online" e costuma ser empregada como sinônimo de "estou na área" ou "estou pronto para o que vier". Expressão muito usada no Whatsapp para indicar que a pessoa está online e que qualquer contato pode chamar para conversar.

1

"O pai" significa que é alguém importante, considerável, grande, valioso, etc. "tá on" pode significar literalmente que a pessoa está online, mas pode significar também que a pessoa chegou em um local. É uma frase mais usada por jovens.

0

O uso comum é para dizer dizer que está aberto a relações.

1
  • 3
    Olá Samuel, obrigado pela resposta, ainda que parcial - note que a pergunta também pede o contexto em que essa expressão costuma ser usada.
    – stafusa
    Jul 23, 2021 at 12:12
0

significa estar antenado,ligado,conhecendo determinado assunto.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.