3

Eu estava ouvindo Raul Seixas, especificamente Gospel, e nela ele fala:

"Por que que aquele que você quer tão bem já tem sempre ao seu lado outro alguém?"

Como músico ele tem licença poética, então, sendo culto ou não, ele estaria certo em dizer outro alguém. Mas quando não há licença poética, quando se escreve do culto, podemos usar outro alguém?

Se possível, generalizo a pergunta a algum(a) outro(a) X e conseqüentemente algum alhures, algum outrem e outro nenhures.

1
5

Sim, está correto, porque "alguém" não é apenas um pronome, mas também um substantivo masculino, com o significado de "pessoa":

sm.
3. Ser humano, pessoa (considerada como indivíduo qualquer, que não se distingue, ou como ente singular): Procura um alguém para amar: Sentia-se como apenas um alguém entre tantos outros anônimos.

ou também

2. Pessoa importante.

Já "alhures" e "nenhures" são advérbios e "outrem", pronome, então esses normalmente não admitiriam artigo (embora "outrem", e.g., me pareça substantivável).

2
  • A resposta é exatamente essa, não creio que virá outra. Eu apenas acrescentaria que o substantivo "alguém" também pode significar "pessoa importante", como em "ele estuda muito, na esperança de vir a ser alguém na vida". – Centaurus Apr 6 at 19:51
  • @Centaurus Feito. – stafusa Apr 6 at 19:54
-1

o correto seria OUTRA PESSOA ou MAIS ALGUÉM.

1
  • 2
    Bem-vindo ao Portuguese StackExchange, Everton! Se assim for, poderias apresentar um argumento ou uma referência para isso? Obrigado pela resposta de qualquer modo. – Schilive Apr 22 at 21:35

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.