0

"Eu indico a ele" ou "eu indico-lhe" existem diferenças no Brasil e em Portugal na sua utilização , são corretas as duas ali?

Vejo muitos Brasileiros utilizarem, eu indico a ela, exemplo nas novelas. é correto?

2
  • 2
    De acordo com Houaiss, "indicar a" como "eu indiquei ao João um advogado que sempre excele em seu trabalho" é correto e esse "a" indica objeto indireto, então, sim: podes falar "eu lhe indiquei um péssimo advogado". Eu sou brasileiro e uso mais "para" em vez de "a" e falo bastante "eu vou te indicar o meu dentista". Vale lembrar que "indiquei para o ventilador com a minha mão" quer dizer "indiquei em direção ao ventilador com a minha mão", então, nem toda preposição indica objeto direto ou indireto, ou seja, "o ventilador, eu lhe indiquei com a minha mão" soa mal, mesmo não estando errado.
    – Schilive
    Commented Mar 31, 2021 at 23:59
  • 1
    Faz tempo que os brasileiros decideram de não usar pronomes COD e COI. Vi ela na rua. Em vez de: A vi na rua. Na minha opinião, é pena. Sobre tudo, essa de ter te misturado com terçera pessoa.
    – Lambie
    Commented May 26, 2021 at 16:33

3 Answers 3

1

Como falante brasileiro da região de São Paulo, o que soa mais natural para mim é:

• Eu indiquei (=recomendei) o livro para ele.
  • Eu indiquei (=apontei) o caminho para ele.

Na linguagem não formal, 'pra' no lugar de 'para'.

Eu nunca escutei 'indicar-lhe' no Brasil, talvez seja usado em situações muito formais.

3
  • Bom dia. A fonetica por vezes nao corresponde à resposta correta.
    – ClMend
    Commented Apr 27, 2021 at 10:31
  • Pois é, por o pronomes COI e COD estão infelizmente desaparecendo no Brasil, com algumas excepções.
    – Lambie
    Commented May 27, 2021 at 15:23
  • "Eu lhe indiquei" é suficientemente comum, principalmente em situações profissionais.
    – Quaestoria
    Commented Jul 15 at 0:26
-1

É correto, sim dizer: "Indico a ela"... mas o mais comum é: "Indico-lhe"!

Agora, vai uma complementação (se isso me for permitido, por de certo...): é diferente: "Eu a indico" de "Eu lhe indico"!

No primeiro caso, tem uma pessoa, que indica outra, para que seja ocupante de uma tarefa ou atividade. Por exemplo: uma pessoa indica outra, para que essa outra ocupe um cargo de destaque em uma firma.

E, no segundo caso, tem uma pessoa, que indica a outra, para que faça algo. Por exemplo: uma pessoa indica a outra, para que arrume as compras do supermercado, que acabaram de chegar à residência.

Creio ser bem por aí no caso!

-2

as duas são corretas porém usadas em circunstâncias diferentes.

1
  • 3
    Bom dia. É importante justificar e fundamentar as respostas.
    – ClMend
    Commented May 1, 2021 at 16:14

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.