"Eu indico a ele" ou "eu indico-lhe" existem diferenças no Brasil e em Portugal na sua utilização , são corretas as duas ali?
Vejo muitos Brasileiros utilizarem, eu indico a ela, exemplo nas novelas. é correto?
"Eu indico a ele" ou "eu indico-lhe" existem diferenças no Brasil e em Portugal na sua utilização , são corretas as duas ali?
Vejo muitos Brasileiros utilizarem, eu indico a ela, exemplo nas novelas. é correto?
Como falante brasileiro da região de São Paulo, o que soa mais natural para mim é:
Na linguagem não formal, 'pra' no lugar de 'para'.
Eu nunca escutei 'indicar-lhe' no Brasil, talvez seja usado em situações muito formais.
É correto, sim dizer: "Indico a ela"... mas o mais comum é: "Indico-lhe"!
Agora, vai uma complementação (se isso me for permitido, por de certo...): é diferente: "Eu a indico" de "Eu lhe indico"!
No primeiro caso, tem uma pessoa, que indica outra, para que seja ocupante de uma tarefa ou atividade. Por exemplo: uma pessoa indica outra, para que essa outra ocupe um cargo de destaque em uma firma.
E, no segundo caso, tem uma pessoa, que indica a outra, para que faça algo. Por exemplo: uma pessoa indica a outra, para que arrume as compras do supermercado, que acabaram de chegar à residência.
Creio ser bem por aí no caso!
as duas são corretas porém usadas em circunstâncias diferentes.