0

"Eu indico a ele" ou "eu indico-lhe" existem diferenças no Brasil e em Portugal na sua utilização , são corretas as duas ali?

Vejo muitos Brasileiros utilizarem, eu indico a ela, exemplo nas novelas. é correto?

1
  • 2
    De acordo com Houaiss, "indicar a" como "eu indiquei ao João um advogado que sempre excele em seu trabalho" é correto e esse "a" indica objeto indireto, então, sim: podes falar "eu lhe indiquei um péssimo advogado". Eu sou brasileiro e uso mais "para" em vez de "a" e falo bastante "eu vou te indicar o meu dentista". Vale lembrar que "indiquei para o ventilador com a minha mão" quer dizer "indiquei em direção ao ventilador com a minha mão", então, nem toda preposição indica objeto direto ou indireto, ou seja, "o ventilador, eu lhe indiquei com a minha mão" soa mal, mesmo não estando errado. – Schilive Mar 31 at 23:59
0

Como falante brasileiro da região de São Paulo, o que soa mais natural para mim é:

• Eu indiquei (=recomendei) o livro para ele.
  • Eu indiquei (=apontei) o caminho para ele.

Na linguagem não formal, 'pra' no lugar de 'para'.

Eu nunca escutei 'indicar-lhe' no Brasil, talvez seja usado em situações muito formais.

1
  • Bom dia. A fonetica por vezes nao corresponde à resposta correta. – ClMend Apr 27 at 10:31
-1

as duas são corretas porém usadas em circunstâncias diferentes.

1
  • Bom dia. É importante justificar e fundamentar as respostas. – ClMend May 1 at 16:14

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.