1

Como resolver a referência "esta" neste caso?

A taxa de marinha é diferente daquela taxa dos bombeiros, pois esta é maior.

E nas frases a seguir, como a referência seria resolvida?

Este copo é diferente daquele prato, pois este é maior.

Esta taxa de marinha é diferente daquela taxa dos bombeiros, pois esta é maior.

Este amor é diferente daquele ódio, pois este é maior.

8
  • 1
    Sérgio, seria estudando os usos de "esse" e "este". Por exemplo, duvidas.dicio.com.br/este-ou-esse. Interessante que a maioria dos sites que vi não fala desse uso da tua pergunta. Então, citando o Priberam: "[este] designativo de pessoa ou coisa de que se falou em último lugar." e "[esse] designa aquela de que se falou em penúltimo lugar". "Aquele" também funciona para isso, mas para termos antes do penúltimo ou outros, como "Brasil e Argentina existem, sendo este é menor que aquele" ou "Portugual, Brasil e São Tomé falam português, falando aquele há mais tempo". – Schilive Mar 19 at 17:08
  • @Schilive obrigado pelo comentário! Na frase da pergunta me parece intuitivo que se o pronome "aquela" já foi usado para referenciar a taxa dos bombeiros, o mesmo pronome deveria ser utilizado na segunda referência, assim a taxa da marinha seria a maior. Ou seja, a pergunta é sobre uma designação dupla. Algo do tipo "Esta é diferente daquela, pois esta é maior". Me parece que o segunda "esta" designa o mesmo objeto do primeiro. Mas no caso lendo a frase da pergunta foi claro pra você qual é maior? Ou também ficou na dúvida? – Sérgio Mucciaccia Mar 19 at 21:18
  • 1
    Sérgio, não entendi direito o teu comentário, desculpa. Vou considerar que leste o link. Vamos lá: quais são os usos de "este"? São espacial, catafórico do último termo e temporal. Não li texto, mas para mim não fazem sentido o uso espacial, pois o texto parece ser impessoal, nem catafórico, porque não há termo posterior e logo o texto acaba, nem temporal, já que não vejo nada que possa se relacionar a tempo. Logo, por eliminação, "este" se refere ao último termo, o termo mais próximo de "este". Se eu estiver correto, a que "este" se referiria? – Schilive Mar 19 at 21:45
  • 1
    Sérgio, por curiosidade. O jeito que eu aprendi a diferenciar "esse" e "este" é através de "aí" e "aqui". Não fica esquisito "aquela pessoa aqui"? Isso é porque "ali" e "lá" são conexos com "aquele", "aquela pessoa ali" soa bem e está certo. "Esse" é conexo com "aí" e "este", com "cá" e "aqui". Podes sempre colocar "aí" em "esse", e "cá" e "aqui" em "este", para veres se faz sentido. Então, imagina que estás pegando um livro e falas "esse livro é bom", mas não sabes se e culto ou não, então colocas "aí": "esse livro aí é bom".>> – Schilive Mar 19 at 22:22
  • 1
    >>O livro não está "aí" (esse), mas "aqui" (este), então, é culto usar "este livro é bom". Para entender o uso do termo mais perto, é só pensar "este" é o mais perto (este aqui) e "esse" é mais longe, mas nem tanto, (esse aí). – Schilive Mar 19 at 22:24
3

No caso, o elemento «esta» seria um aposto distributivo. Assim, ele deve se referir a «taxa dos bombeiros» pela proximidade. Se eu substitui-se «aquela», seria a «taxa da marinha» por estar mais afastada.

1
  • Obrigado pela resposta! Mas ainda fiquei na dúvida de qual proximidade deve ser priorizada, a proximidade na frase ou a espacial? Alterei a pergunta pra ficar mais claro. – Sérgio Mucciaccia Mar 25 at 20:38
0

ESTA se refere a taxa de marinha.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.