4

Uma conhecida expressão é voto de Minerva, que designa um voto final de desempate. Por exemplo, dentre 13 pessoas, se 6 votam X e 6 votam Y, cabe ao último o desempate, o voto de Minerva.

Há uma expressão análoga para o único que vota de forma contrária a todos os outros? Por exemplo, uma votação é encerrada com 12 pessoas tendo votado X e apenas uma tendo votado Y.

0

4 Answers 4

2

pode ser chamado de “o do contra”.

2

Pode também chamá-lo de "voto vencido por unanimidade".

Ele nem devia ter levado o caso a votação. Tinhamos a certeza de que ele seria "voto vencido".

5
  • 1
    Centaurus, não é "por unanimidade" quando todos votaram a favor? Pergunto, pois, Loremlpsum está perguntando quando todos menos um votaram a favor
    – Schilive
    Apr 15, 2021 at 23:08
  • 3
    Eu entendo que o voto foi vencido por unanimidade, porque ele não foi vencido por mais da metade dos votantes, mas sim por 100% daqueles que votaram (excluindo o que foi voto vencido, é claro) . Houve unanimidade em não aceitar o voto contrário. Não sei se ficou claro o meu ponto de vista.
    – Centaurus
    Apr 16, 2021 at 0:17
  • @Schilive Foi um voto vencido por todos os outros votantes. Não estou a falar de unanimidade a favor ou contra o que estava sendo votado, mas unanimidade em fazer do voto contrário, um voto vencido.
    – Centaurus
    Apr 16, 2021 at 0:20
  • 1
    Concordo com a expressão "voto vencido por unanimidade". Contudo, note que no seu exemplo consta apenas "voto vencido".
    – user9031
    Apr 23, 2021 at 18:30
  • Agora entendi. Obrigado por explicar, Centaurus.
    – Schilive
    Apr 23, 2021 at 19:05
-1

Pode ser chamado de " oposição"

1
  • Obrigado pela contribuição. Um problema que vejo nessa sugestão, contudo, é que "oposição" só denota posicionamento, não que seja o único contrário.
    – stafusa
    Jul 23, 2021 at 12:44
-1

pode ser chamado de voto de oposição ou ovelha negra.

1
  • 3
    Não me parece uma boa. Afinal, um voto que se opuser a algo proposto não poderia ser chamado também de oposição?
    – user9031
    Apr 23, 2021 at 18:32

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.