3

Uma conhecida expressão é voto de Minerva, que designa um voto final de desempate. Por exemplo, dentre 13 pessoas, se 6 votam X e 6 votam Y, cabe ao último o desempate, o voto de Minerva.

Há uma expressão análoga para o único que vota de forma contrária a todos os outros? Por exemplo, uma votação é encerrada com 12 pessoas tendo votado X e apenas uma tendo votado Y.

0
3

Pode também chamá-lo de "voto vencido por unanimidade".

Ele nem devia ter levado o caso a votação. Tinhamos a certeza de que ele seria "voto vencido".

5
  • Centaurus, não é "por unanimidade" quando todos votaram a favor? Pergunto, pois, Loremlpsum está perguntando quando todos menos um votaram a favor – Schilive Apr 15 at 23:08
  • 3
    Eu entendo que o voto foi vencido por unanimidade, porque ele não foi vencido por mais da metade dos votantes, mas sim por 100% daqueles que votaram (excluindo o que foi voto vencido, é claro) . Houve unanimidade em não aceitar o voto contrário. Não sei se ficou claro o meu ponto de vista. – Centaurus Apr 16 at 0:17
  • @Schilive Foi um voto vencido por todos os outros votantes. Não estou a falar de unanimidade a favor ou contra o que estava sendo votado, mas unanimidade em fazer do voto contrário, um voto vencido. – Centaurus Apr 16 at 0:20
  • Concordo com a expressão "voto vencido por unanimidade". Contudo, note que no seu exemplo consta apenas "voto vencido". – LoremIpsum Apr 23 at 18:30
  • Agora entendi. Obrigado por explicar, Centaurus. – Schilive Apr 23 at 19:05
1

pode ser chamado de “o do contra”.

0

Pode ser chamado de " oposição"

0

pode ser chamado de voto de oposição ou ovelha negra.

1
  • 1
    Não me parece uma boa. Afinal, um voto que se opuser a algo proposto não poderia ser chamado também de oposição? – LoremIpsum Apr 23 at 18:32

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.