3

a pode ter um significado como em vez de?

Carregá-lo pelo resto da vida a dividi-lo com você!

2
  • Oi Majid, tomei a liberdade de editar tua postagem, se não concordar com algo, por favor reverta.
    – stafusa
    Feb 11, 2021 at 13:12
  • @stafusa Tudo bom!
    – Majid
    Feb 11, 2021 at 18:44

2 Answers 2

3

Me parece haver um "prefiro" implícito nessa frase:

[Prefiro] carregá-lo pelo resto da vida a dividi-lo com você!

E o verbo "preferir" rege-se (vide, e.g., aqui) com a preposição "a": preferir A a B, em que, de fato, esse "a" tem o significado de "ao invés de".

7
  • Discordo e concordo. Acho possibilíssimo estares certo, mas também há “a tropa atacará o portão aos aldeões” ou “a tropa atacará o portão ao os aldeões”. Não sei se tal uso é culto, porém. Digo, ele até parece correto, mas parecer não é ser.
    – Schilive
    Feb 11, 2021 at 13:34
  • Pode ser um uso da preposição “a” vindo de “preferir”, uma confusão de sentidos, achando que esse “a” não fizesse parte do verbo.
    – Schilive
    Feb 11, 2021 at 13:59
  • @Schilive, sério que essa frase que você coloca está correta? Poderia explicar como? Se preferir eu posso postar como pergunta no site.
    – stafusa
    Feb 11, 2021 at 15:17
  • 1
    Essas frases me parecem muito estranhas - se vocês quiserem elaborar um pouco sobre como elas são adequadas, por favor, chequem a pergunta que acabo de postar: É correto e o que significa “Atacar o portão aos aldeões.”?. @ANevesthinksSEisevil Schilive
    – stafusa
    Feb 12, 2021 at 12:40
  • 1
    Sim, concordo. Uma pessoa prefere alguma coisa a outra, embora popularmente muita gente diga (erroneamente) "eu prefiro ir ao cinema do que ficar em casa"
    – Centaurus
    Feb 13, 2021 at 20:07
0

Dependendo da frase essa colocação fica errada, por isso é preferível não utilizar o "a" com essa finalidade, é melhor usar "ao invés de"

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.