2

Ou pessoal,

O que significa uma resposta atravessada? Quer dizer uma resposta forte?

Tobi recusou a proposta e ainda deu uma resposta atravessada ao amigo!

1
  • Conheço a expresao "olhar atravessado".
    – ClMend
    Commented Feb 26, 2021 at 12:02

5 Answers 5

3

Não. Significa uma resposta dada com irritação, em geral grosseira.

Como o Aulete coloca, um dos significados de "atravessado" é

1. Muito aborrecido; ENCOLERIZADO; IRRITADO: O chefe chegou atravessado, melhor nem chegar perto. [ Antôn.: bem-humorado, calmo. ]
4
  • Pela minha experiência, também poder ser distorcido, fora, esquisito, que não deveria ser ou esquivador como «ontem ele disse “almoçaremos junto no Sábado”, hoje já deu uma resposta atravessada, disse “Viajarei no sábado, Água de Lindóia!”» e «Perguntei-lhe sua opinião do racismo, deu-nos uma resposta atravessada: “É uma coisa. Né?”». Pelo menos é assim que a minha família de muito familiar. +1
    – Schilive
    Commented Feb 11, 2021 at 13:44
  • @Schilive Interessante, não conhecia esse uso, mas parece natural.
    – stafusa
    Commented Feb 11, 2021 at 15:48
  • Que curioso... para mim aborrecido é ou entediado ou desagradado, mas não colérico ou irritado.
    – ANeves
    Commented Feb 11, 2021 at 18:07
  • @ANevesthinksSEisevil Para mim também. Penso que os termos em maiúsculas são os significados principais, não exatamente equivalentes entre si (por isso separados por ponto e vírgula) e nem com o primeiro ("muito aborrecido").
    – stafusa
    Commented Feb 12, 2021 at 7:39
1

Seria uma resposta que pode estar relacionada com sarcasmo, com respostas agressivas ou cáusticas. Muito possivelmente por não gostar da pergunta que lhe é feita ou do tom utilizado, a pergunta atravessada pode surgir e ser entendida mais rispidamente.

0

Uma resposta rude, grosseira, malvada

0

no nordeste, "resposta atravessada", significa que alguem respondeu sem ter sido o alvo da pergunta, o "atravessado" seria alguem intrometido.

-1

Uma resposta grossa e com raiva

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.