7

Estávamos em uma discussão sobre a utilização dessas expressões:

Lançamento Novo

ou

Novo Lançamento

Alguma delas é correta? Se sim, elas tem sentido diferente uma em relação a outra?

Essa frase faz sentido?

Os novos lançamentos fizeram um sucesso maior que os antigos lançamentos.

6
  • Bom ponto. Parecem mais pleonasmos. Commented Aug 12, 2015 at 19:15
  • Justamente, entramos nesta discussão, pois alguns acham ser pleonasmo, outros não.
    – LucasMotta
    Commented Aug 12, 2015 at 19:28
  • "Sentença"??
    – ANeves
    Commented Aug 13, 2015 at 13:38
  • Alterei, digitei com um pouco de pressa
    – LucasMotta
    Commented Aug 13, 2015 at 14:08
  • @ANeves e Lucas: O que são os lançamentos de que estão a falar? Lançamento de um produto? Isto é, a sua apresentação e promoção junto do público?
    – Jacinto
    Commented Aug 30, 2015 at 18:25

2 Answers 2

3

Eu tenho a sensação de que existe sim uma diferença de significado entre as duas variações no Brasil, e que por isso mesmo "novo lançamento" é muito mais ouvido que "lançamento novo". Eu vejo um deslocamento do sentido do adjetivo quando ele vem antes do substantivo a que se refere.

Compare, por exemplo, um novo homem e um homem novo. A diferença de sentido é clara. No primeiro, novo significa renovado, e no segundo, significa jovem. O adjetivo anteposto ganha mais ênfase e o sentido de novidade (do que não havia antes, do que existe há pouco tempo) é intensificado. O renovado é o que é novo outra vez, novo de novo.

Os redatores de propagandas sabem que podem conquistar o consumidor enfatizando aquilo que ele busca, e o "novo" é uma das coisas mais desejadas e valorizadas na sociedade contemporânea. Quando os anúncios dizem novo lançamento, estão enfatizando novo, dizendo que "o meu novo é mais novo que o dos outros", ao ponto de muitas vezes serem literais: o mais novo lançamento. A duração das novidades anda tão curta, que o sentido da palavra lançamento está enfraquecendo, precisando ser reforçado a um nível que pode até ser visto como pleonástico.

Sobre as construções serem corretas ou não, não conheço norma que trate disso. Mas certamente são ambas gramaticais, e pelo menos a primeira variação ocorre bastante no Brasil. A segunda forma é menos comum, mas seria plenamente compreensível dependendo do contexto em que estiver. Aliás, o mesmo vale para o seu exemplo dos novos versus antigos lançamentos. Acho perfeitamente compreensível, e o contexto pode eliminar o ar de estranheza que a frase solta causa.

-1

O significado é o mesmo, não vejo diferença entre as duas formas. No Brasil a forma mais comum é "um novo lançamento". Raramente ouvimos "um lançamento novo". Claro, é um pleonasmo, como alguém comentou, da mesma forma que "uma surpresa inesperada", "duas metades iguais" ou "elo de ligação" São pleonasmos mas são ouvidos com frequência.

8
  • Não é bem pleonasmo porque as construtoras usam "lançamento" significando qualquer empreendimento que não tenha sido totalmente vendido ainda :P
    – bfavaretto
    Commented Aug 12, 2015 at 21:42
  • @bfavaretto Se eu disser que cortei o queijo em duas metades iguais e os tamanhos não forem iguais, isso não anula o pleonasmo da minha fala.
    – Centaurus
    Commented Aug 12, 2015 at 21:49
  • Ok, não vou discutir se é pleonasmo ou não porque isso não importa. Me interessa mais (próclise!) investigar o motivo desse pleonasmo ocorrer tanto no Brasil. A palavra "lançamento" está perdendo o sentido de novidade, talvez porque a novidade esteja sendo banalizada. Há "lançamentos" e "novidades" a todo momento em todo lugar, há uma supervalorização do novo.
    – bfavaretto
    Commented Aug 12, 2015 at 22:16
  • @bfavaretto Todos nós usamos figuras de linguagem, inclusive pleonasmos, ocasionalmente. Eu, pelo menos, descubro vez por outra um termo que eu vinha usando e que é um pleonasmo. Lembro que só há cerca de 10 anos é que fui me dar conta que "surpresa inesperada" é um pleonasmo. Quanto ao pronome em próclise, aprendi no ginásio (sim, naquela época chamava-se ginásio) que não se começa uma frase com pronome oblíquo em próclise. Pode ser que tenha mudado desde então.
    – Centaurus
    Commented Aug 12, 2015 at 22:31
  • 2
    Digamos que ocorreram dois lançamentos em momentos diferentes. Se alguém disser apenas lançamento não fica claro se trata do primeiro ou do segundo lançamento. Já se alguém disser novo lançamento fica claro que se trata do segundo lançamento. Neste caso não é pleonasmo.
    – Romildo
    Commented Aug 13, 2015 at 10:42

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.