2

Em português, pelo menos no brasileiro, é comum usar lo(s), la(s) e le(s) em lugar de o(s) e a(s) na fala para enfatizar títulos ou nomes, como «eu vi le homem de preto, Johnny Cash» ou «eu tive la melhor idéia!».

Há dóis modos de tratar essas duas palavras: como artigo definido, pronome pessoal ou pronome demonstrativo arcaicos equivalentes a o, já que lo deu origem a o em português e galego, ou como palavra espanhola ou francesa. Nesse segundo caso, seria necessário escrever entre aspas ou em itálico ou em negrito, i.e., «eu vi le homem de preto, Johnny Cash» e «eu tive “la” melhor idéia!».

Como os dicionários Aulete, Michaelis e Houaiss colocam lo e indiretamente la como formas arcaicas de o e o Aulete coloca le como forma arcaica de o, o primeiro modo estaria correto.

Então pergunto: sabendo que ambos os modos estão corretos, qual é melhor?

5
  • Schilive, é "comum" em qual dialeto? Confesso que não me lembro de jamais ter visto esse uso - certamente não no meu dialeto, nem no meu círculo de conhecidos, nem na mídia em português que consumo, com a única exceção do estrangeirismo "a la" ao invés de "à". – stafusa Feb 2 at 14:51
  • @stafusa, eu acho que me encaixaria no dialeto caipira, não 100%. Mas eu vivo e nasci em Brasil, São Paulo, São Bernardo do Campo. – Schilive Feb 3 at 16:54
  • Também sou nativo e (me parece que já conversamos sobre isso) também acho que meu dialeto está próximo do caipira (noroeste do Paraná). Não duvido de tua afirmação, acho que apenas não me deixo de surpreender com a variação local de detalhes do português. – stafusa Feb 3 at 20:54
  • Jamais li ou ouvi em qualquer região do Brasil. Acho que houve alguma confusão com a língua de países vizinhos. Ou então trata-se de um "socioleto" e não um dialeto. – Centaurus Feb 5 at 13:56
  • @Centaurus, quem usa isso e eu estamos cientes que é informal, que não se deve usar em provas, e é mais usado em frases mais curta, como “eu fiz la grã criação!” ou “lo queijo perfeito”. Honestamente, sempre achei que fosse o Brasil inteiro fizesse isso. Interessante saber que não. Eu não vou pôr a minha mão no fogo para se é dialetal, socioletal ou al, pois eu não sei. – Schilive Feb 5 at 18:54

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Browse other questions tagged or ask your own question.