2

Estou com uma dúvida há bastante tempo, por que a expressão "Porque eu quis" para indicar a vontade própria de realizar determinada ação é considerada ofensiva e rude?

9
  • 3
    Na minha visão depende do contexto e do tom de voz — para mim, “eu fiz porque eu quis, né, meu ‘fíio’” não soa ofensivo. Mas acho, puro achismo, que ela é ofensiva porque geralmente é usada quando não se quer responder ao motivo da ação, dizendo que o motivo é a própria vontade e que não há nada mais, ou seja, uma tentativa de se esquivar a responder à pergunta, o que já é meio considerado rude. Novamente, isto é apenas achismo.
    – Schilive
    Jan 23, 2021 at 19:55
  • 1
    Penso que a resposta que @Schilive coloca em seu comentário é correta, e mais que achismo. A resposta "porque eu quis" só contém alguma informação num contexto em que a dúvida é sobre a pessoa ter sido constrangida a uma ação - caso contrário, está no mesmo grupo que "não te interessa".
    – stafusa
    Jan 25, 2021 at 10:44
  • @Schilive Entendi, então tudo depende do contexto? E como eu digo "porque eu quis" de uma forma que não soa tão rude e indelicada? Jan 26, 2021 at 14:02
  • Mas @stafusa, "não te interessa" não é uma frase que deveria ser considerada rude, concorda? Sim, eu sei que há formas menos agressivas de dizer que o assunto não é de interesse da pessoa, o que me intriga mais é o por quê dessas frases serem consideradas rudes, sendo que são apenas apontamentos. Jan 26, 2021 at 14:07
  • LouizCtx, você tem razão - dependendo, por exemplo, do tom de voz utilizado, pode não ser rude. Mas na grande maioria das vezes acaba sendo, porque uma pergunta dessas assume interesse e razoabilidade da questão, que são negadas por uma resposta como "porque eu quis". Ela essencialmente significa na verdade "não quero te dizer": só que sem a sinceridade desta última.
    – stafusa
    Jan 26, 2021 at 14:20

5 Answers 5

1

Essa frase além do falado acima também expressa o egoísmo e negligência para o outro. O fato de você fazer algo simplesmente por que você quis e não se importar com o outro ou com as vontades dele. Pelo menos é o que é inferido. Um outro exemplo é que é muito comum um diálogo. "Mas mãe por que não/sim?" "Por que não/sim." Pode-se ver que nessa frase você corta completamente a possibilidade de diálogo. Nesse sentido são similares.

1

Esta frase pode ter o mesmo sentido de "não é da sua conta".

Demonstra insubordinação.

Expressa ao interlocutor que suas ideais são irrelevantes para a solução do problema.

Uma alternativa seria: "Bem, eu imaginei que agindo dessa maneira seria proveitoso".

1

Conforme já foi dito em comentários, o fato de ser ofensivo ou não, depende muito da entonacão e expressão facial. Eu diria que em mais de 95% dos casos "porque eu quis" significa "não te interessa" ou "não é da sua conta".

Isso pode ser dito de forma ríspida, de forma educada, ou até mesmo carinhosa. Com o significado de "não é da sua conta", essa resposta pode variar de "neutra" até "muito ofensiva".

0

"Porque eu quis" é ofensivo e rude, essa expressão em português deixa desabrochar o que há no íntimo, sendo que existem outras variáveis para ser mais cordial com o próximo, devido à vasta variedade linguística existente na língua portuguesa.

Portanto, independentemente do contexto em que a frase "porque eu quis" é empregada, considera-se indelicada.

1
  • Como assim no íntimo? "Porque eu quis" deixa implícito que eu estou desprezando a pessoa na qual estou respondendo? Jan 26, 2021 at 14:05
0

Existem vários fatores à considerar. Entre eles o contexto e a entonação. Se levarmos em consideração o contexto, geralmente o receptor da mensagem a encara como ofensiva quando o ato cometido o atingiu de alguma forma, dando a entender que o autor não teve empatia durante a prática. Quando a frase em questão é dita com mais firmeza, então, é considerável grosseria. Sendo assim, a junção da entonação e interpretação do contexto gera uma ideia de ofensa.

1
  • Entendi, então sempre dependemos do contexto para esse tipo de frase, saquei! Obrigado Jan 27, 2021 at 23:24

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.