10

Hoje pela manhã, li a seguinte frase:

O Tigre venceu mais uma partida nesta Série B. A vitória sobre o Paysandu por 1 a 0 foi a segunda seguida na competição.

Fiquei com uma dúvida.

O time vinha de um empate e uma vitória, e ganhou outro jogo.

A minha pergunta não é sobre como isso é usado, pois sempre ouvi frases assim e sei que esta é a maneira que as pessoas, pelo menos habitualmente, se expressam.

Gostaria de saber:

Isso está correto? Não deveria ser a "primeira vitória seguida", já que é a primeira vitória seguida de outra?

Eu entendo o que foi dito, mas confesso que quando li fiquei em dúvida se isso é gramaticalmente correto ou se sempre foi usado incorretamente e ficou "normal" falar-se assim.

Ps.: Perdoem os erros de acentuação e português, e por favor gostaria que corrigissem todos, já que o teclado está em inglês e há muito tempo não convivo com a língua portuguesa diariamente.

6 Answers 6

3

Em primeiro lugar, a frase é indiscutivelmente amplamente usada e aceite por toda a gente; por conseguinte, é "correta" sob todas as definições. A questão que resta é como explicá-la.

Um dos significados de "seguido" (como adjetivo), segundo o Aulete Digital:

1. Que ocorre num determinado período de tempo, sem intervalo; CONTÍNUO: Falou duas horas seguidas ao telefone.

Isto explica "duas vitórias seguidas"; de facto, "a segunda vitória seguida" já parece mais difícil.

Mas repara no exemplo: em "falou duas horas seguidas", não estará "seguidas" a qualificar mais a forma como se falou (ininterruptamente) do que a qualificar as duas horas? Poderíamos reescrever a frase destas formas:

Falou duas horas de seguida.
Falou seguidamente durante duas horas.

Parece-me que o adjetivo "seguidas" tem, quer na tua frase, quer no exemplo do Aulete, uma função essencialmente adverbial. Aliás, o Aulete também lista "seguido" como advérbio:

1. Seguidamente, continuamente: "Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância."

A Gramática do Português da Gulbenkian (pág. 1404) descreve a leitura adverbial dos ajetivos desta forma:

Os adjetivos de leitura adverbial [...] exprimem propriedades relacionadas com as circunstâncias em que decorrem os eventos [...], em particular, a sua duração, a sua localização temporal, o modo como os participantes neles envolvidos atuam e a maneira como se articula a sua estrutura temporal interna — aquilo a que se chama o aspeto: se são pontuais ou durativos, se se articulam em momentos internos distintos (chamados “fases”), se se repetem, e com que periocidade. Dadas as características, os nomes com que estes adjetivos se combinan [...] são, de forma geral, nomes eventivos — i.e., que denotam eventos.

E mais adiante (pág. 1412):

Os adjetivos aspetuais denotam a maneira como uma situação se processa ou se desenvolve no tempo, exprimindo em particular repetição (ou iteração) de eventos e a continuidade prolongada de um estado. Constituem exemplos cíclico, constante, continuado, contínuo, esporádico, frequente, habitual, ocasional, permanente, pontual, regular, repetido, seguido.

Portanto, a melhor forma de ler "seguida" em "foi a segunda vitória seguida na competição" é adverbialmente. Quando passamos de "foi a segunda vitória" para "foi a segunda vitória seguida", vemos que "seguida" não está a qualificar a vitória (da forma que outros adjetivos como "curta", "larga", "convincente", etc.), mas a forma como as vitórias aconteceram (de seguida/seguidamente).

7

Eu compreendo que, se estivéssemos agora a inventar a língua, se pudesse chamar a primeira vitória seguida à segunda de duas vitórias sem empates ou derrotas pelo meio. Mas chamar-lhe segunda vitória seguida também é perfeitamente natural. Não me parece que haja maneira de escolhermos entre as duas apenas por lógica. Logo o significado correto é definido pelo uso. Portanto o meu veredicto é que segunda vitória seguida é que é correto. Também é este o uso em Portugal.

Se estivesse a redigir algo com implicações legais, pelo seguro, podia escrever:

Com a vitória sobre o Paysandu por 1 a 0 o Tigre tem agora duas vitórias seguidas.

Ou consecutivas. Seria disparatado argumentar-se que não, que só tinha uma seguida.

5
  • Voce tem alguma fonte de origem, mostrando como isso surgiu, se foi usado errado e ficou como certo, ou se foi criado assim?
    – user316
    Aug 17, 2015 at 12:29
  • @guisasso Recorri apenas à lógica e uso. Se quiséssemos ser ultrarrigorosos, a vitória anterior é a primeira vitória seguida, porque foi seguida pela pela vitória no jogo seguinte; esta última só se poderia chamar segunda vitória seguida se o time ganhasse também o jogo seguinte (passando a ter três vitórias seguidas).
    – Jacinto
    Aug 17, 2015 at 13:08
  • @guisasso De acordo com os dicionários, duas vitórias sem empates ou derrotas pelo meio são duas vitórias seguidas. Primeira seguida ou segunda seguida não encontrei em dicionário nenhum. Mas faz perfeito sentido, por extensão do significado de duas vitórias seguidas, chamar à segunda destas vitórias a segunda seguida. Parece-me que é isto que justifica o uso corrente.
    – Jacinto
    Aug 17, 2015 at 13:11
  • Interessante. Voce sabe se alguma coutra palavra ficaria mais correto, ou, daria a entender no sentido em que falo e nao no sentido em que fiquei em duvida, como sendo somente a primeira seguida de outra? Por exemplo, no ingles se fala "in a row". Em sequencia, consecutiva.. ?
    – user316
    Aug 18, 2015 at 12:18
  • Consecutiva parece-me um sinónimo de seguida. Podemos dizer a segunda de duas vitórias seguidas: houve duas vitórias seguidas, e nós estamos a falar da segunda delas. Ou talvez a segunda vitória de enfiada. Algumas pessoas poderão achar esta última muito informal.
    – Jacinto
    Aug 18, 2015 at 14:27
6

Gramaticalmente está correto, e o objetivo é diferenciar uma segunda vitória com derrotas ou empates entre elas, de uma segunda vitória sem nenhum jogo entre elas. Tendo lógica ou não, é assim que se diz. (no Brasil)

1
  • Completando. Elas são seguidas, pois elas se seguem, são sucessivas. "foi a segunda vitória seguida" -> foi sucessivamente a segunda vitória May 19, 2016 at 14:57
2

Sim, essa frase gramaticalmente está correta. Dependendo do jeito que a frase é interpretada, pode parecer estranho ou não.

Primeiramente, tem-se que ter em mente que o assunto principal do texto é que "o Tigre venceu mais uma partida". Ou seja, o contexto é que o Tigre teve uma vitória além de outra que teve anteriormente.

Depois é explicado que "a vitória [...] foi a segunda seguida". Agora sabe-se que ocorreram duas vitórias, e que essa última foi seguida, isto é, saiu vitorioso duas vezes seguidas.

A paráfrase dessa frase ficaria como:

A vitória sobre o Paysandu por 1 a 0 foi a segunda vitória, na qual essa foi seguida da primeira na competição.

O que aconteceu nessa frase foi a omissão dos detalhes, que a deixou com apenas "segunda seguida", mas que apesar de poder parecer estranho ou incorreto, tem o mesmo sentido de "duas vezes seguidas".

0
0

A frase que você citou está gramaticalmente correta, porém logicamente errada. O seu raciocínio correto. Para estar gramaticalmente e logicamente correta a frase deveria ser reformulada para "o Tigre venceu o Paysandu por 1 a 0 e chega a duas vitórias seguidas". Note que "vitórias seguidas" é uma coisa (foram duas vitórias e uma foi seguida da outra); outra coisa é "segunda vitória seguida" (para ter a segunda vitória seguida é necessário ter havido a primeira vitória seguida).

0

Vejamos.

Se eu pergunto, "quantas vitórias a Ponte Preta obteve no campeonato brasileiro?", e me respondem, "quatorze, sendo seis seguidas", devo entender que a Ponte Preta obteve uma série ininterrupta de seis vitórias... ou uma série ininterrupta de sete vitórias?

A mim me parece que a primeira interpretação é a intuitiva. "Seis vitórias seguidas" significa uma série de seis vitórias, não de sete.

Agora, por que a interpretação mudaria se substituo o numeral cardinal por um numeral ordinal? Para mim, se "seis vitórias seguidas" significa uma série de seis vitórias, por que "a sexta vitória seguida" seria a sétima de uma série de sete, em vez da sexta de uma série de seis?

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.