1

Nesse tipo de frase:

Grande parte dos indivíduos ainda desconhece [...]

Fico na dúvida se o verbo "desconhecer" deve concordar com "grande parte" (que está no singular) ou com "indivíduos" (que está no plural).

Acabo ficando na dúvida em qual das duas está correta:

• Grande parte dos indivíduos ainda desconhecem [...]
  • Grande parte dos indivíduos ainda desconhece [...]
10
  • Uma boa pergunta e assunto para um longa resposta. Aparentemente a resposta é simples: se o sujeito for apenas "a maior parte", "a maioria", "grande parte", o singular é óbvio.. Contudo, se o sujeito estiver no plural, como em "grande parte dos alunos", "a maioria dos moradores" e, além disso, o verbo a seguir for "ser", "estar", ou "ficar", a coisa já não é tão simples assim..
    – Centaurus
    Jan 14 at 15:15
  • Acredito que a regra siga a mesma lógica da usada quando há porcentagens/valores numéricos Jan 14 at 15:21
  • 1
    @ValdeirPsr Porque dizemos "acredito que ela siga", mas dizemos "acho que ela segue?
    – Centaurus
    Jan 14 at 16:45
  • @Centaurus, no meu caso, optei pelo modo subjuntivo, que indica incerteza, mas foi natural/inconsciente. Jan 14 at 20:05
  • 1
    @ValdeirPsr Você não entendeu a minha pergunta. Podemos dizer "acredito que ela segue" e "acredito que ela siga". Mas com o verbo achar eu sempre ouvi "acho que ela segue..." e, embora gramaticalmente correto, não me parece idiomático dizer "acho que ela siga."
    – Centaurus
    Jan 14 at 21:23