1

Qual é a diferença entre por que e para que?

Eles são alternativos, ou seja posso usar um no lugar de outro. Exemplo:

Para que perder tempo planejando o futuro?

Posso falar assim?

Por que perder tempo planejando o futuro?

Que tal: Por que perco tempo planejando o futuro?

4
  • 2
    São diferentes. Por exemplo, se me perguntaram “por que roes a unha?”, respondo “porque virou hábito”; se me perguntaram “para que roes a unha?”, respondo “para nada, só faço pela força do hábito”. Em vários situações, porém, o objetivo e a razão são iguais.
    – Schilive
    Jan 8, 2021 at 18:28
  • Obrigado. Poderia dar mais exemploes. Não tou entendendo bem.
    – Majid
    Jan 8, 2021 at 18:32
  • 1
    Majid, “para (que)” indica intenção, finalidade ou objetivo, e “porque(ê)” e “por que(ê)” indicam motivo ou razão. Basicamente.
    – Schilive
    Jan 8, 2021 at 18:56
  • Secundo o que Schilive comenta.
    – stafusa
    Jan 9, 2021 at 16:10

2 Answers 2

1

Para que é usado para perguntar o objetivo, a finalidade. Exemplos:

Para que é essa farinha? (= Qual é a finalidade da farinha?)
É para fazer pão.

Para que queres essa bota velha? (= Qual é a finalidade da bota?)
Vou enchê-la de terra e plantar lá uma flor.

Por que é usado para perguntar a causa, a razão:

Por que¹ é que a planta morreu? (= Qual é a causa da morte da planta?)
Porque foi atacada por uma parasita.

Por que é que o menino está chorando? (= Qual é a causa de o menino estar chorando?) Porque perdeu o boneco favorito dele.

Neste último exemplo, se perguntasses para que é que o menino está chorando? estarias a insinuar que o menino estava a chorar de propósito, forçadamente, com o algum objetivo em mente, para conseguir alguma coisa de alguém.

Agora há situações em que não faz grande diferença perguntar o objetivo ou a razaão. Por exemplo, imagina que vamos fazer um viajem de carro, e eu proponho começarmos logo às seis da manhã:

Para que queres sair tão cedo? (= Qual é o teu objetivo em sair tão cedo?)
É para chegarmos lá antes da hora do almoço.

Por que queres sair tão cedo? (= Qual é a razão de quereres sair tão cedo?)
Porque quero chegar lá antes da hora o almoço.

Repara que no primeiro caso se pergunta o objetivo; no segundo, a razão; mas a informação que passa é a mesma. Porque o objetivo fornece a razão: se eu tenho o objetivo de chegar lá antes do almoço, querer atingir esse objetivo é uma boa razão para sair cedo. De tal maneira que é frequente uma pessoa perguntar a razão (por que) e a outra responder com o objetivo (para que):

Por que queres sair tão cedo?
É para chegarmos lá antes da hora do almoço.

Nos teu exemplos, podes fazer qualquer das duas perguntas, e o efeito prático é o mesmo, apesar de num caso perguntares o objetivo, no outro, a razão:

Por que² perder tempo planejando o futuro? (= Qual a razão de fazer isso?)

Para que³ perder tempo planejando o futuro? (= Qual o objetivo de fazer isso?)

O efeito prático é o mesmo porque se tiveres um objetivo, quereres atingir esse objetivo é uma boa razão. Além do mais, a pergunta é retórica, isto é, se a pessoa fala em “perder tempo”, é porque não acredita que exista uma razão ou objetivo válidos.

Também podes perguntar por que perco tempo planejando o futuro? A diferença é que neste estás falando de ti mesmo. Nos outros exemplos, por/para que perder... podes estar a falar de ti mesmo ou de outras pessoas quaisquer.

Notas:
    ¹ Este por que segue a norma brasileira. Em Portugal escreve-se tudo junto, porque. É o mesmo        em todos os outros exemplos desta resposta exceto o último (ver esta pergunta).
    ² Este por que é norma brasileira. Em Portugal escreve-se porquê (ver ponto 5 desta resposta).
    ³ Novamente, este para que é norma brasileira. Em Portugal é para quê (pela mesma razão que       o porquê do ponto anterior).

0

Baseado no exemplos da sua pergunta, por que/por quê/porquê são utilizados para fazer perguntas (porquê não é usado com essa finalidade no portugues brasileiro).

para que é normalmente usando para explicar motivo, razão, intenção, objetivo, como nesses exemplos:

Para que seja possível finalizar a compra.....
Para que aconteça dessa forma....
Para que não seja esquecido...
Para que haja disponibilidade...
Vou fazer isso para que me ajude...

No caso do seu exemplo

Para que perder tempo planejando o fututo?

Isso não é comum, principalmente no português escrito, já no português falado é mais comum, inclusive reduzido para "Pra que perder tempo?", mas poderia ser uma ajuda quando se tem dúvida na forma de usar o "porque" nesse caso. Para uma pergunta, se usado no início da frase deveria ser usado "Por que", separado e sem acento.

6
  • 1
    Ricardo, não entendi: falaste que os porquês, excetuando-se “porque”, são usados para perguntar e “para que” é usado para responder, mas usaste “para que” numa pergunta. Qual é a diferença entre “por que” e “para que”?
    – Schilive
    Jan 13, 2021 at 18:20
  • use para citar o exemplo que está na própria pergunta "Para que perder tempo planejando o fututo?", Para perguntas geralmente se usa "porque/por que", mas o "para que" tem sentido de motivo, razão. Um exemplo que caberia bem seria "Para que serve isso"? ou seja no sentido de "Qual o motivo disso?" Jan 13, 2021 at 18:28
  • Ricardo, acho que “para que” tem outro significado, como eu disse nos comentários da pergunta e como diz o Priberam: “Indica o fim, o objectivo ou a consequência de determinada acção”. Acho que o motivo de “para que” e “por que” serem equivalentes em algumas frases é porque a razão e o objetivo são iguais. Digo “razão” porque. como diz o Priberam, “conjunção 1. Por motivo de; em razão de (ex.: Estavam cansados, porque caminharam muito). advérbio interrogativo 2. [Portugal] Usa-se para questionar a causa de algo (ex.: Porque fizeste isso?).”.
    – Schilive
    Jan 13, 2021 at 19:50
  • Ricardo, mas o que eu realmente quisera dizer é que eu não consegui ver uma resposta à pergunta.
    – Schilive
    Jan 13, 2021 at 19:55
  • Ricardo, obrigado pela resposta. Mas "por que" não está também utilizado para falar os motivos, razaões de alguma coiza?
    – Majid
    Jan 13, 2021 at 20:26

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.