1

Como faço para entender o porquê de as pessoas dizerem "faz um dia" se me parece que o dia já se foi e "se fez um dia"? Estariam as duas formas certas?

5
  • 3
    Renan, podes editar a pergunta para incluir contexto? Qual o resto do texto à volta dessa parte da frase?
    – ANeves
    Jan 7 at 12:06
  • 2
    Para mim a pergunta não é completamente clara, tenho dificuldade em compreender o contexto em que "faz um dia" é usado. Dar um ou dois exemplos ajudaria a compreender.
    – bad_coder
    Jan 14 at 7:07
  • Faz um dia que fiz a pregunta. Ontém, fez um dia que tinha feito a pergunta. Credo.
    – Lambie
    Jun 17 at 16:14
  • @Lambie, desculpa, mas os falantes não usam de modo tão simples assim.
    – Schilive
    Jun 17 at 17:50
  • @Schilive Por favor, deixa de dizer bobagem. Fiz duas frases ótimas. E ontém ele fez uma péssima.
    – Lambie
    Jun 18 at 0:52
0
  • Fez um dia bonito.

• Faz um dia ensolarado.

• Amanhã fará um dia de chuva.

"Amanhã fez um dia de sol" depende do conjunto de palavras e pode soar errado.

0

"Faz um dia bonito", nesta frase o verbo está no tempo presente, então quer dizer que "faz" agora, hoje, signfica "está um belo dia".

"Fez um dia bonito", aqui está no tempo pretérito perfeito, então é passado, "Ontem fez um dia bonito".

5
  • Como ficaria com as frases “faz um dia que eu não como alecrim” e “fez um dia que eu não como alecrim”? Ou ainda “hoje faz um dia que eu não como alecrim” e “hoje fez um dia que eu não como alecrim”? Eu pergunto mais de curiosidade, pois não tenho ideia de como responder.
    – Schilive
    Jan 13 at 18:24
  • na primeira frase “faz um dia que eu não como alecrim” tem um "hoje" omitido ai, como na outra frase "[hoje] faz um dia que eu não como alecrim”, ou seja, ambas se referem a hoje, tempo presente. Já as frases “fez um dia que eu não como alecrim” e “hoje fez um dia que eu não como alecrim” não soam bem, eu não usaria dessa forma, me parece até errado, talvez “hoje está fazendo um dia que eu não como alecrim” ou ainda "ontem fez um dia que eu não como alecrim" seria melhor, porque "fez um dia" está no passado. Jan 14 at 0:04
  • Ricardo, interessante que não me soam mal. Soam-me normais. Até porque “hoje matei um monstro” funciona, já que coisas podem ter acontecido hoje, assim como ir acontecer e estar acontecendo. Eu estou mais falando o que me vem à cabeça do que realmente pensando muito sobre, então, não confies muito nestas palavras.
    – Schilive
    Jan 14 at 1:53
  • olha amigo está misturando as coisas, estamos falando do verbo "fazer" na pergunta e agora deu um exmplo do "matar", apesar dos tempos serem os mesmos soa muito diferente, se quiser faça um pergunta sobre tempos presente/passado e podemos falar melhor disso, é como discutir faz/fazem, é outro contexto Jan 14 at 9:33
  • Ricardo, o que eu quis dizer é que “hoje fez 8 anos que eu comi alecrim” pode estar dizendo que eu comi alecrim há mais de 8 anos, porém, ontem menos de 8 anos, podendo hoje de manhã ter feito 8 anos que eu comi alecrim, mas agora são 20:30, por exemplo. Parte de hoje já pode ter acontecido.
    – Schilive
    Jan 14 at 17:39
0

O tempo verbal depende do momento em que o período em questão acaba (é completo).

• Faz dois anos que não o vejo.
  • Amanhã faz/vai fazer/fará dois anos que não o vejo.
  • Ontem fez dois anos que não o vejo.
  • Nessa altura, fazia dois anos que não o via.
  • Ontem teria feito dois anos que não o via (mas vi-o).
1
  • Afinal de contas, você o viu ou não?
    – Lambie
    Jun 18 at 16:01

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.