1

É uma linguagem que tenho visto na internet. Mas é gramaticalmente ou ortográficamente correto?

3
  • 1
    Esse é o tal gênero neutro. As gramáticas de hoje não falam sobre isso, pois é algo recentíssimo. É considerado linguagem informal, basicamente, mas é mais complexo e opinativo, então, este site não deve apresentar voz em relação ao gênero neutro, já que estamos aqui para informar e não para opinar, o que é impossível de não fazer com o gênero neutro. – Schilive Jan 5 at 19:33
  • 1
    eu tenho um amigo cego e ele usa aplicativos de leitura de tela para usar o computador e telefone... diz que atrapalha esse tipo de escrita. – Peixoto Jan 6 at 8:25
  • Trata-se da proposta mais conhecida para utilização como linguagem de igualdade de género n em relação à ortografia é o uso do sinal gráfico arroba (@) no lugar de -o, -a ou mesmo -e: "@s trabalhador@s" (pt), "l@s niñ@s" (es). – ClMend Jan 6 at 16:35
2

Propostas para neutralidade na ortografia. linguagem para a igualdade de género. Mas de acordo com a linguística, substituir masculino e feminino por um gênero neutro não funciona.

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/elx-els-todxs-na-lingua-portuguesa-sem-genero-neutro-apenas-masculino-e-feminino-bm8jcy7i87jfe7geodpop4cbg/ Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

É a proposta mais conhecida para neutralidade de gêneros em relação à ortografia é o uso do sinal gráfico arroba (@) no lugar de -o, -a ou mesmo -e: "@s trabalhador@s" (pt), "l@s niñ@s" (es). Esse uso do [sinal] arroba é observado sobretudo entre os falantes de espanhol, apesar de condenado explicitamente pela Real Academia Espanhola,[14] que regula oficialmente a língua. No mundo lusófono, o uso do arroba como neutralizador de gênero é muito menos difundido; vem, no entanto, crescendo, como observado por exemplo em certas faculdades de ciências humanas de universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).[15][16][17][18][19][20]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_neutra_de_g%C3%AAneros_gramaticais

-1

o uso de "@" aqui no Brasil é usado por algumas pessoas para deixar palavras neutras, mas isso dificulta totalmente a vida de pessoas que usam mecanismos de leituras, o correto deve ser usado "e" ou "u" para ajudar a leitura

1
  • Hayden, desculpa, mas o gênero neutro é sociolinguística, ou seja, não cabe ao Portuguese StackExchange falar sobre, pois, não há referências de prestígio em relação ao gênero neutro. falar do gênero neutro dessa forma é dar opinião — por ora, pelo menos. – Schilive Jan 7 at 18:31
-1

A língua portuguesa não possui um gênero neutro, apenas masculino e feminino. Há palavras que não têm gênero: preposições, alguns pronomes, verbos, advérbios, etc. Adjetivos, como linda/lindo, sempre têm gênero na língua portuguesa.

3
  • hellofriends, desculpa, mas essa resposta é uma opinião e nós trabalhamos com fatos no Portuguese StackExchange. – Schilive Jan 7 at 18:33
  • Perdão, acho que não aprendi nenhuma palavra com gênero neutro. Você pode me apresentar alguma obra do português com um adjetivo que não esteja no masculino ou no feminino? – hellofriends Jan 7 at 20:04
  • hellofriends, existe “bonite” na linguagem informal. Mesmo que eu não use e ache desnecessário, existe na linguagem informal. Segundamente, isso não é uma opinião pelo gênero ser o que é, mas sim porque a tua resposta não tem referências ou um método, como checar cada palavra de vários dicionários de prestígio. Mesmo se checasses todas as palavras de vários dicionários de prestígio, apenas poderias concluir que ou não é boa prática ou não é comum. Resumindo, a tua resposta não possui premissas, fatos ou referências em geral. – Schilive Jan 7 at 20:57

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.