2

Estão me dizendo que pedir pra um cliente "mandar pra nós" uma informação é gramaticalmente incorreto. ENTRETANTO, nós é um pronome oblíquo tônico que pode ser precedido por preposições. Então eu não entendo se eu estou mesmo errada e há uma exceção, ou se eu estou certa e o Controle de Qualidade tá mesmo pegando no meu pé de graça.

7
  • Até onde eu sei, "gente" é brasileirismo...Mas acho q o correto mesmo seria mandar-nos..
    – Peixoto
    Jan 5 at 11:24
  • Acredito que não está errado dizer/escrever: "Fala (verbo) seu problema (objeto direto) para nós (objeto indireto)" Jan 5 at 16:01
  • 1
    @ValdeirPsr, é linguagem informal, mas não está errado.
    – Schilive
    Jan 5 at 19:38
  • 1
    Tha, “fala para nós” não está errado e até entra na linguagem formal; “fala para a gente” ou “fala pra gente” estão corretos (vê flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1039), mas são informais.
    – Schilive
    Jan 5 at 19:40
  • O formal seria: fale-nos de sei-lá-o-que. E mande-nos, por gentileza, sei-lá-o-que. Esse modo de usar a palavra gente é linguagem inforrmal e falada. –mandar para nós, não pra.
    – Lambie
    Jun 19 at 14:25
-2

Citando EscolaKids:

Por trás da pergunta a gente ou nós existem alguns fatores que devem ser considerados. A questão deve ser analisada do ponto de vista gramatical e também do ponto de vista da Sociolinguística, ciência que estuda a relação entre a língua e a sociedade. Quer entender melhor essa história? O Escola Kids vai explicar agora para você.

As duas expressões, a gente e nós, estão corretas, existem na língua portuguesa e são utilizadas com frequência pelos falantes. A palavra nós, como você já deve saber, é um pronome pessoal reto que indica ideia de grupo. A palavra gente é um substantivo que também pode desempenhar a função de locução pronominal e, ao exercer essa função na frase, adquire o mesmo valor semântico do nós. O que isso quer dizer? Quer dizer que as expressões a gente e nós são sinônimas. Veja um exemplo:

Nós fomos ao cinema.

A gente foi ao cinema.

Você deve ter percebido que o sentido não foi alterado quando substituímos o pronome pessoal reto pela locução pronominal, não é mesmo? O que mudou foi a conjugação verbal. O pronome nós deverá ser utilizado com o verbo conjugado na primeira pessoa do plural, enquanto a locução a gente deverá vir acompanhada do verbo conjugado na terceira pessoa do singular, pois equivale ao pronome pessoal ela. Veja só:

Eu

Tu

Ele/ela

Nós = fomos/brincamos/falamos

Vós

Eles/elas

Eu

Tu

Ele/ela = a gente foi/a gente brinca /a gente fala

Nós

Vós

Eles/elas

Muitos estudiosos da língua consideram a forma a gente incorreta, dizendo que o melhor mesmo é optar pelo pronome nós. Mas a verdade é que boa parte dos falantes prefere o a gente ao nós, Como sabemos que os falantes são os verdadeiros donos da língua, fica difícil controlar o uso da expressão, afirmar de maneira autoritária que está errado e impedir o povo de exercer o direito de escolher como falar. Esse é o ponto de vista da Sociolinguística. Se você ficar na dúvida sobre qual dos termos empregar no seu texto escrito (na oralidade, você é quem decide), principalmente se esse texto for do estilo não literário, opte pelo pronome pessoal nós, pois ele está de acordo com a norma culta da língua, enquanto o a gente é mais coloquial, podendo ser livremente adotado na fala.

2
  • 1
    Não é incorreta. É informal....linguagem falada.
    – Lambie
    Feb 19 at 18:44
  • 2
    Matheus, tu simplesmente fizeste copy e paste do EscolaKids, sem indicar que era citação. Tal como estava, a tua resposta era plágio. Eu corrigi isso. Ainda assim, esse texto do EscolaKids não responde diretamente à pergunta, porque trata do uso de nós e gente no caso reto, não como complemento indireto.
    – Jacinto
    10 hours ago

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.