Estão me dizendo que pedir pra um cliente "mandar pra nós" uma informação é gramaticalmente incorreto. ENTRETANTO, nós é um pronome oblíquo tônico que pode ser precedido por preposições. Então eu não entendo se eu estou mesmo errada e há uma exceção, ou se eu estou certa e o Controle de Qualidade tá mesmo pegando no meu pé de graça.
-
Até onde eu sei, "gente" é brasileirismo...Mas acho q o correto mesmo seria mandar-nos..– PeixotoJan 5, 2021 at 11:24
-
Acredito que não está errado dizer/escrever: "Fala (verbo) seu problema (objeto direto) para nós (objeto indireto)"– Valdeir PsrJan 5, 2021 at 16:01
-
2@ValdeirPsr, é linguagem informal, mas não está errado.– SchiliveJan 5, 2021 at 19:38
-
1Tha, “fala para nós” não está errado e até entra na linguagem formal; “fala para a gente” ou “fala pra gente” estão corretos (vê flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1039), mas são informais.– SchiliveJan 5, 2021 at 19:40
-
O formal seria: fale-nos de sei-lá-o-que. E mande-nos, por gentileza, sei-lá-o-que. Esse modo de usar a palavra gente é linguagem inforrmal e falada. –mandar para nós, não pra.– LambieJun 19, 2021 at 14:25
1 Answer
"Nós" e "a gente" concorrem atualmente à posição de pronome da primeira pessoa do plural e são, muitas vezes, ambos usados pela mesma pessoa, no mesmo discurso, assim como o "vós" e o "vocês" nas poucas regiões em que ainda se faz uso do "vós". Ambas as formas são muito usadas no Brasil e também aqui em Portugal. Inclusive, em Lisboa, há quem use o "a gente" com a conjugação tradicional da segunda pessoa do plural, gerando frases como "a gente vamos à praia" ou "a gente vamos fazer".
Então ambas existem. A norma padrão da língua portuguesa, como é baseada em variantes mais antigas, não usa "a gente" gramaticalizado desta forma.
Agora, a questão da preposição: está correto, as preposições pedem pronomes oblíquos tônicos, como "mim","ti" e "nós". Talvez o que quisessem que fosse colocado era o clítico "nos".
fale pra nós = nos fale/fale-nos
Tal forma também está correta!
-
Não acho que quem usa vós use o vós e o vocês misturados no mesmo discurso.– ANevesNov 23, 2022 at 21:36
-
Há muita documentação portuguesa de pessoas que usam ambos, mas claro a grande maioria usa só "vocês" e uma parcela muito pequena usa só "vós". Nov 23, 2022 at 22:44