5

Estão me dizendo que pedir pra um cliente "mandar pra nós" uma informação é gramaticalmente incorreto. ENTRETANTO, nós é um pronome oblíquo tônico que pode ser precedido por preposições. Então eu não entendo se eu estou mesmo errada e há uma exceção, ou se eu estou certa e o Controle de Qualidade tá mesmo pegando no meu pé de graça.

7
  • Até onde eu sei, "gente" é brasileirismo...Mas acho q o correto mesmo seria mandar-nos..
    – Peixoto
    Jan 5, 2021 at 11:24
  • Acredito que não está errado dizer/escrever: "Fala (verbo) seu problema (objeto direto) para nós (objeto indireto)" Jan 5, 2021 at 16:01
  • 2
    @ValdeirPsr, é linguagem informal, mas não está errado.
    – Schilive
    Jan 5, 2021 at 19:38
  • 1
    Tha, “fala para nós” não está errado e até entra na linguagem formal; “fala para a gente” ou “fala pra gente” estão corretos (vê flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1039), mas são informais.
    – Schilive
    Jan 5, 2021 at 19:40
  • O formal seria: fale-nos de sei-lá-o-que. E mande-nos, por gentileza, sei-lá-o-que. Esse modo de usar a palavra gente é linguagem inforrmal e falada. –mandar para nós, não pra.
    – Lambie
    Jun 19, 2021 at 14:25

1 Answer 1

2

"Nós" e "a gente" concorrem atualmente à posição de pronome da primeira pessoa do plural e são, muitas vezes, ambos usados pela mesma pessoa, no mesmo discurso, assim como o "vós" e o "vocês" nas poucas regiões em que ainda se faz uso do "vós". Ambas as formas são muito usadas no Brasil e também aqui em Portugal. Inclusive, em Lisboa, há quem use o "a gente" com a conjugação tradicional da segunda pessoa do plural, gerando frases como "a gente vamos à praia" ou "a gente vamos fazer".

Então ambas existem. A norma padrão da língua portuguesa, como é baseada em variantes mais antigas, não usa "a gente" gramaticalizado desta forma.

Agora, a questão da preposição: está correto, as preposições pedem pronomes oblíquos tônicos, como "mim","ti" e "nós". Talvez o que quisessem que fosse colocado era o clítico "nos".

fale pra nós = nos fale/fale-nos

Tal forma também está correta!

2
  • Não acho que quem usa vós use o vós e o vocês misturados no mesmo discurso.
    – ANeves
    Nov 23, 2022 at 21:36
  • Há muita documentação portuguesa de pessoas que usam ambos, mas claro a grande maioria usa só "vocês" e uma parcela muito pequena usa só "vós". Nov 23, 2022 at 22:44

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.