9

No silabário, a palavra feijão está dividida: fei-jão.

Mas a família silábica do "F" é fa fe fi fo fu fão. A sílaba fei não faz parte desta família.

Porque a divisão é deste modo? Não deveria ser fe-i-jão?

7
  • 2
    Ela tem duas sílabas porque lê-se e fala-se fei-jão. Se estivesse dividida em fe-i-jão, teria três sílabas. E se estivesse dividida em fe-i-jã-o teria 4 sílabas. Mas nós dizemos fei-jão, portanto ela tem duas sílabas. Espero que tenhas entendido.
    – Centaurus
    Aug 12, 2015 at 1:31
  • 2
    possible duplicate of O que seria um ditongo? e tritongo?
    – Dan Getz
    Aug 12, 2015 at 1:46
  • 2
    @DanGetz relacionado, sim, mas não duplicata. Por favor remova a flag. Aug 12, 2015 at 15:21
  • 1
    @ANeves o entendimento sobre a pergunta evolui a medida que a discussão em torno dela também o faz. No momento em que foi escrita, foi a melhor articulação que consegui para o dilema a minha frente. Aug 13, 2015 at 15:03
  • 1
    As sílabas com ditongos não são mostradas nas "famílias silábicas" porque seriam sílabas demais a ser listadas, porque praticamente qualquer combinação de vogal ("a" /a/, "é" /E/, "ê" /e/, "i" /i/, "ó" /O/, "ô" /o/, "u" /u/) com semivogal ("i" /j/, "u" /w/) é possível: fa fai fau fé féi féu fê féi fêi fi fiu fó fói fóu fô fôi fôu fu fui. Isso para não falar em tritongos como "fuai" que é fonologicamente possível no português (embora eu não sei se essa sílaba específica ocorra em alguma palavra). Feb 1, 2016 at 13:18

2 Answers 2

7

É porque feijão ( /fej.ˈʒɐ̃w̃/ ) tem dois ditongos e não tem outras vogais além daqueles ditongos; portanto tem apenas duas sílabas.

1
  • 2
    @Centaurus Contemplando a informação constante na pergunta, é possível deduzir que "feijão" tem duas sílabas. Na minha opinião, é só um problema de ambiguidade gerado pela explicação muito curta.
    – E_net4
    Aug 14, 2015 at 22:11
5

As vogais são os fonemas sonoros produzidos por uma corrente de ar que passa livremente pela boca e/ou fossas nasais. Toda sílaba deve possuir pelo menos uma vogal (núcleo da sílaba) ou vogal + semivogal.

Na palavra fei-jão ocorrem dois ditongos (encontro de vogal + semivogal):

fei - ditongo decrescente e oral
jão - ditongo decrescente e nasal

Observe que na sílaba "fei" produzimos apenas um som, não é necessário interromper o ar que passa pela boca, ou seja, não falamos "fe-i-jão".

Referências
http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=7531
http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono2.php

3
  • 3
    Não estou convencido acerca da frase final: na palavra "feio" também não precisamos de interromper o ar, e tem 2 sílabas; não mais que na palavra "quais", que só tem 1.
    – ANeves
    Aug 13, 2015 at 15:00
  • O movimento da língua é diferente, veja a palavra fei-o do seu exemplo: fei: vogais anteriores "e" e "i", fonema /e/ e /i/ respectivamente (língua em direção ao palato); o: vogal posterior, fonema /o/ (língua em direção ao véu palatino). Referência ALMEIDA, Nilson Teixeira de. Gramática da Língua Portuguesa. 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2009. Aug 15, 2015 at 21:59
  • 3
    @ANeves Realmente não há interrupção, então eu diria que “feio” tem dois pulsos: [1] fêi [2] iú, por isso duas sílabas. O “i” é fraco (semivogal) e “gruda” nas vogais adjacentes, mas o “e” e o “o” formam centros de sílabas.
    – marcus
    Aug 17, 2015 at 14:04

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.