8

Nota: sou do Brasil.

Alguns dicionários parecem aceitar somente “monólito”, entre eles o Aurélio. A enciclopédia Larousse Cultural — se não me engano, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nos anos 90 ou um pouco depois — que tenho em casa aceita ambas, “monólito” e “monolito”.

Nunca achei “monolito” errada, porque me lembro de tê-la lido assim em um ou mais lugares, talvez em 2001: Odisseia Espacial; há também uma história antiga em quadrinhos chamada “A Vingança do Monolito Vivo”. Mas vejo o pessoal preferindo falar “monólito” em alguns lugares, como se fosse a única forma certa. “Monolito” seria, em geral, errada?

6
  • Isso me lembra da palavra “rúbrica”, que está incorreta, sendo a certa “rubrica”. Creio que seja o mesmo para “monolito”, mas não posso afirmar.
    – Schilive
    Dec 2 '20 at 14:29
  • Eu falo "mônolito" kkk, mas não sei se é a forma certa de se pronunciar. Dec 5 '20 at 21:54
  • 1
    @LuizFelipe, não há uma forma correta de pronunciar, mas há uma forma correta de escrever.
    – Schilive
    Dec 5 '20 at 22:04
  • 1
    @LuizFelipe Rapaz, você inventou uma nova sílaba tônica, a "proproparoxítona" 😄
    – Piovezan
    Dec 6 '20 at 0:20
  • @Piovezan, falando de modo prático, é melhor escrever “monólito”, já que “monolito” aparenta ser uma forma não aceita por muitos dicionários enquanto “monólito” está presente em todos os dicionários vistos por aqui.
    – Schilive
    Dec 7 '20 at 16:05
5

Sempre falei "monolito", mas todos os dicionários que consultei (e.g., Aulete, Houaiss, Priberam, Infopédia) listam apenas "monólito", que tomo como sendo portanto a única forma aceita, ao menos na linguagem culta (e o uso de "monolito" por algumas publicações, como a BBC em português, seria por erro).

Incidentalmente, provavelmente seu uso para a notícia linkada acima é questionável, dado que o objeto encontrado era de metal, enquanto "monolitos" são feitos de pedra.

7
  • No Michaelis online também é só monólito. Como anda a questão de se dar preferência a dicionários impressos? A meu ver essa questão é como gramáticos, mesmo que se tenha um certo consenso sobre algum ponto ainda assim alguns aceitam os dissidentes. Temos no site consenso sobre a questão do consenso?
    – Piovezan
    Dec 2 '20 at 18:56
  • @Piovezan, creio que não sejam os gramáticos quem aceitam as palavras. Penso que são ou os redatores do dicionário ou os lexicógrafos.
    – Schilive
    Dec 2 '20 at 19:23
  • @Schilive Olá Schilive, quis dizer que a questão de consenso entre dicionários é semelhante à de consenso entre regras gramaticais em diferentes gramáticas (lembrando minha ótima professora de Português do colegial que dizia "De acordo com Hildebrando... já o Rocha Lima... no caso do Cegalla, que é mais acessível, porém menos tal qualidade... já Celso Cunha...").
    – Piovezan
    Dec 2 '20 at 19:37
  • @Piovezan Dicionários de acesso online aberto oferecem vantagens óbvias, mas não há restrição alguma - o que importa é a qualidade da fonte, seja ela online ou não.
    – stafusa
    Dec 2 '20 at 20:08
  • @stafusa A minha dúvida vem daqui: portuguese.stackexchange.com/q/5262/1096
    – Piovezan
    Dec 3 '20 at 1:37
1

Vejam também: monócito, monóculo, monómero, monólogo. Contudo: monopólio, mononuclear, monociclo, monopé.

A regra geral é acento tónico na última vogal do radical.

Claramente, "mono" não é o radical de "monólito", que é uma excepção (esdrúxula).

Vejam também: quilómetro, quilograma.

Interessante: o Instituto Camões admite ambos "logótipo" e "logotipo".

"Monólito, quilómetro, logótipo" só existem por tradição. Já o Castelhano uso "monolito".

6
  • Um aparte: você citou monómero, mas e monômero? Se não me falha a memória já vi esse termo (português do Brasil), em oposição a polímero. Aproveitando, também telômero, quilômetro. Refere-se então ao português de Portugal?
    – Piovezan
    Dec 4 '20 at 19:38
  • @Piovezan, lembra-te que houve o acordo ortográfico: se uma palavra está correta na ortografia portuguesa, está na brasileira, e vice-versa.
    – Schilive
    Dec 4 '20 at 19:55
  • @Schilive Ah, não sabia que se tinha unificado assim a ortografia. Obrigado por lembrar.
    – Piovezan
    Dec 4 '20 at 20:04
  • NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO XI-3 Levam acento agudo ou acento circunflexo as palavras proparoxítonas, reais ou aparentes, cujas vogais tónicas/tônicas grafadas e ou o estão em final de sílaba e são seguidas das consoantes nasais grafadas m ou n, conforme o seu timbre é, respetivamente, aberto ou fechado nas pronúncias cultas da língua: académico/acadêmico, anatómico/anatômico, cénico/cênico, cómodo/cômodo, fenómeno/ fenômeno, género/gênero, topónimo/topônimo; Amazónia/Amazônia, António/Antônio, blasfémia/blasfêmia, fémea/fêmea, gémeo/gêmeo, génio/gênio, ténue/tênue. Dec 4 '20 at 22:54
  • Pierre, não ficou completamente claro para mim: então "monolito", sem acento, seria correto também?
    – stafusa
    Dec 5 '20 at 18:51

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.