sensação de desespero
Bom, para começar o desespero é o contrário da esperança. Portanto a definição do que isto diz é uma situação sem esperança, o que naturalmente atinje o indivíduo a vários níveis. Alias, são incontáveis as emoções que acompanham o desespero e uma enumeração adequada deve ser circunstanciada. O primeiro passo nestas situações é a análise objectiva da situação que causa o desespero e das reais privações que decorrem para o indivíduo em causa, por forma a compreender se a sensação subjectiva corresponde às circunstâncias objectivas.
Sempre quero responder, aí fico ansioso e quanto mais mensagem acumulada, mais anti social fico e menos eu respondo e me fecho
A análise deste trecho é mais complicado. Enquanto em termos orgânicos as palavras "ansiedade" e "stress" são talvez adequadas; Devemos também pensar em termos de "expectativa", "pressão social", "hábito", "vontade", "solicitação", "impulso" e "percepção" (tudo isto são também termos cuja adequação maior ou menor depende do caso).
É óbvio que o "vício da internet" seja como viciação ou simplesmente um hábito, é um tendência moderna que tende a afectar um número crescente de pessoas.
mais anti social fico e menos eu respondo e me fecho
Esta passagem indica, antes de mais, um uso incorrecto da internet.
Podemos aqui facilmente falar de "imaturidade" ou "inexperiência", utilizadores experientes de internet recomendam desligar a ligação e fazer outra coisa qualquer assim que sentirmos algum mal estar derivado da utilização...Portanto, não é preciso nenhum transtorno para sentir isto, é uma tendência natural para muitas pessoas quererem responder quando são interpeladas, e sentirem algum mal-estar se não o fizerem. (Mais não seja pelo dilema de precisarem de tomar uma decisão que talvez contrarie a sua primeira reação.)
Mas estamos ainda no campo da fenomenologia sem termos dado um passo para o campo ciências médicas. É preciso prudência para distinguir o uso de descrições figurativas que recorrem a terminologia médica para casos aos quais tal não se aplica.
É o último trecho que pode resolver o problema:
Eu real sofro internamente com isso ): perdão`
Se uma pessoa diz que sofre, tal deve por prudência ser levado a sério. É só mediante o exercício da escuta que se pode formar um juízo sobre o termo mais adequada a cada caso. Uma única palavra não faz uma descrição.
perdão
Por fim ainda temos mais esta palavra, que se prende com "má consciência" ou "culpa". Aqui já estamos no campo da moral em que a pessoa devia ou não devia ter feito. Mas esta "sensação" (e sensação não é a palavra mais adequada) é diferente das outras componentes que perfazem a descrição. De modo que a descrição é uma amálgama de diferentes sensações.
(Em bom Português o caso é de fácil solução: Não usem o twitter.)
"Cortar o mal pela raiz", é "Remédio Santo"...