2

Na frase: "Todos correram entusiasmados a maratona", entusiasmados seria um predicativo do sujeito ou um adjunto adverbial (no caso modificando o verbo correram)? Neste vídeo (em 2:00) o professor afirma que é um predicativo pois atribui característica circunstancial ao sujeito, porém fiquei confuso pois pensava que os predicativos do sujeito eram sempre associados a um verbo de ligação. Alguém pode confirmar esta classificação?

2
  • Para mim, descreve como correram, então é um adverbo. "Eles ficaram entusiasmados." sería predicativo do sujeito. – Lambie Oct 31 '20 at 14:51
  • Acredito que seja mesmo predicativo do sujeito, uma pessoa me chamou atenção do seguinte: "entusiasmados" está concordando com "Todos", e portanto não pode ser advérbio, o qual teria de ser invariável... nesse caso só posso concluir que essa premissa de que "o predicativo do sujeito vem sempre associado a um V.L." é falsa. :( Ahhh português... – JoaoPauloPaschoal Nov 1 '20 at 0:18
3

Creio que existem três tipos de predicado. O predicado verbal, o nominal e o verbo-nominal. Quando temos um verbo de ação e um objeto, temos um predicado verbal:

Todos correram a maratona

Um verbo de ligação sempre pede um predicado nominal, onde não há objeto, mas sim um predicativo do sujeito:

Todos estavam entusiasmados

Na sua frase, temos um predicado verbo-nominal, onde temos um verbo de ação que pede um objeto, no caso, um objeto direto não preposicionado, e um predicativo do sujeito, que define o estado e concorda com o sujeito. Assim, entusiasmados só pode ser o predicativo do sujeito, já que um adjunto adverbial não estabelece concordância outras estruturas sintáticas.

1
  • luka, bem-vindo ao site. Concordo inteiramente. Poderias melhorar a resposta incluindo fontes. Por exemplo, encontrei este artigo no Ciberdúvidas e esteoutro, com a mesma análise e exemplos paralelos -- "ele correu assustado", "Maria saiu da igreja muito pálida". Se quiseres incluir estas referências e exemplos na tua resposta, estás à vontade. – Jacinto Nov 1 '20 at 8:01

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.