0

Os portugueses realmente fazem ou não fazem uso do gerúndio?. E onde surgiu e qual o primeiro país a adotar?.

5
  • Na segunda pergunta, perguntas sobre a origem do gerúndio no português ou mais geral? Desculpa, não consegui entender direito.
    – user4788
    Oct 25 '20 at 2:19
  • 2
    Jhon, bem-vindo ao site. Parece-me que fazes duas perguntas muito diferentes. No corpo da pergunta, é sobre a origem do uso do gerúndio e se os portugueses o usam. Basicamente já tens reposta a isso nesta outra pergunta (até ao século XIX usava-se basicamente do mesmo modo no Brasil e em Portugal; depois a construção estar/andar + <gerúndio> foi caindo em desuso em Portugal). O que a outra pergunta e respostas não abordam explicitamente, é os primeiros exemplos conhecidos de uso >>
    – Jacinto
    Oct 25 '20 at 11:30
  • 1
    >> a origem mesmo (presumivelmente, vem da origem da língua). Se as respostas à outra pergunta já respondem às tuas dúvidas, deves fechar a tua pergunta como duplicada. Caso contrário, deverias editar a tua pergunta, mencionando a outra pergunta, e focando as coisas que gostarias de saber que não encontras lá respondidas. Depois, no título perguntas qual a origem da palavra gerúndio. Isto é uma pergunta diferente. Dado o corpo da tua pergunta, o título deveria ser "Qual a origem do (uso do) gerúndio"? Sobre a palavra propriamente dita, >>
    – Jacinto
    Oct 25 '20 at 11:43
  • 1
    >> podias abrir uma pergunta diferente ou simplesmente acrescentar, de passagem, no corpo desta pergunta (é uma coisa muito simples; encontra-se a resposta na maioria dos dicionários).
    – Jacinto
    Oct 25 '20 at 11:45
  • Jhon, já tens um voto negativo, que não é meu. Eu acho que uma pergunta sobre os primeiros exemplos conhecidos do uso do gerúndio é uma pergunta válida e possível de responder. Mas se quiseres ir por aí, deverias editar a pergunta para focar explicitamente isso e resolver a diferença entre título e corpo da pergunta.
    – Jacinto
    Oct 26 '20 at 19:07

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Browse other questions tagged or ask your own question.