4

Queria saber se "voltar a repetir" e "repetir" têm o mesmo significado. Ou seja, repetir diz a mesma coisa nos seguintes exemplos?

EX: É absolutamente necessário que não voltem a repetir os mesmo erros.

EX: A montanha repetia os gritos de socorro.

4
  • 2
    Acho que depende da interpretação. Na minha interpretação, são diferentes. Para mim: "o Carlinhos repete os erros" diz que esse Carlinhos faz os mesmos erros mais de uma vez; "o Carlinhos volta a repetir os erros" diz que ele já repetiu os erros no passado, e agora vai repeti-los novamente. A minha conclusão é que esse Carlinhos é meio estupido. – user4788 Oct 19 '20 at 17:19
  • 3
    quando for usar "voltou a repetir" dá uma ideia de algo que aconteceu no passado e agora, depois de um tempo, está acontecendo de novo. Apenas "repetir" é algo que acontece sempre e não tem parou ainda. – Peixoto Oct 19 '20 at 17:47
  • 2
    No primeiro examplo parece-me o mesmo sem voltar (repetir significa já fazer de novo). Mas no segundo repetir significa ecoar, reproduzir, portanto voltar a repetir significa ecoar novamente (i.e., ecoou antes e agora tornou a fazê-lo). – Artefacto Oct 20 '20 at 13:56
  • Obrigado pelos explicações. Agora ficou claro. Alguem quiser deixar uma resposta? – Majid Oct 21 '20 at 10:58
2

As duas expressões não têm necessariamente o mesmo significado.

A rigor, "voltar a fazer" é o mesmo que "fazer de novo", "repetir"; então "voltar a repetir" é uma dupla repetição:

• houve uma primeira vez no passado,
  • uma primeira (ou mais de uma) repetição, também no passado,
  • e agora refere-se a uma nova repetição (i.e., trata-se no mínimo da terceira instância).

Mas, de novo, isto é a rigor - muitas pessoas usam, especialmente numa expressão como "voltar a repetir os mesmos erros" com o significado de "repetir os mesmos erros", "voltar a cometer os mesmos erros".

No segundo exemplo, em que a montanha "repete os gritos", provavelmente ela reflete, ecoa o som dos gritos.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.