Gostaria de saber o que significa: "Ficar feliz da vida". Eu ouvi muitas vezes esta frase e parace-me que está a dizer: "Fiquei feliz demais". Isto está certo?
-
1As pessoas ao meu redor, comigo incluso, usamos bastante essa frase, mas mais ironicamente e via piada. Sempre vi ela sendo usada com o sentido que descreveste, de ficar muitíssimo feliz.– user4788Oct 19, 2020 at 16:10
-
1Recentemente houve um sucesso vindo de Angola para expressar isto, com um bocado de ritmo fica "A felicidade". Ou simplesmente Felicidade :)– bad_coderOct 19, 2020 at 19:34
-
1Seria mais fácil com contexto, por exemplo lá ia eu feliz da vida, quando X ou voltou de lá feliz da vida. Mas groso modo significa contente ou descontraído: não tem a mesma carga que feliz geralmente tem.– ArtefactoOct 20, 2020 at 14:06
-
Obrigado. Alguem quiser deixar uma reposta?– MajidOct 21, 2020 at 11:02
2 Answers
Eu diria que geralmente significa "ficar muito contente", tanto em pt-BR quanto em pt-PT (me baseando no comentário de Artefacto).
É uma expressão muito comum em pt-BR e que geralmente define um estado de felicidade causado por um evento/fato/notícia/acontecimento/ocorrência.
- "Ela ficou feliz da vida quando soube ter sido aprovada em primeiro lugar."
- "Ele ficou feliz da vida ao ler a carta do filho."
- "Eu nunca o tinha visto assim. Estava feliz da vida com a vitória do Porto sobre o Benfica." (no Rio de Janeiro substitua por Vasco da Gama/Flamengo)
Contudo, nem sempre há um fator causal óbvio.
- "Ele não me pareceu estar sofrendo com a separação. Pelo contrário, parecia feliz da vida.