4

Gostaria de saber o que significa: "Ficar feliz da vida". Eu ouvi muitas vezes esta frase e parace-me que está a dizer: "Fiquei feliz demais". Isto está certo?

4
  • 1
    As pessoas ao meu redor, comigo incluso, usamos bastante essa frase, mas mais ironicamente e via piada. Sempre vi ela sendo usada com o sentido que descreveste, de ficar muitíssimo feliz.
    – user4788
    Oct 19, 2020 at 16:10
  • 1
    Recentemente houve um sucesso vindo de Angola para expressar isto, com um bocado de ritmo fica "A felicidade". Ou simplesmente Felicidade :)
    – bad_coder
    Oct 19, 2020 at 19:34
  • 1
    Seria mais fácil com contexto, por exemplo lá ia eu feliz da vida, quando X ou voltou de lá feliz da vida. Mas groso modo significa contente ou descontraído: não tem a mesma carga que feliz geralmente tem.
    – Artefacto
    Oct 20, 2020 at 14:06
  • Obrigado. Alguem quiser deixar uma reposta?
    – Majid
    Oct 21, 2020 at 11:02

2 Answers 2

2

Eu diria que geralmente significa "ficar muito contente", tanto em pt-BR quanto em pt-PT (me baseando no comentário de Artefacto).

2

É uma expressão muito comum em pt-BR e que geralmente define um estado de felicidade causado por um evento/fato/notícia/acontecimento/ocorrência.

• "Ela ficou feliz da vida quando soube ter sido aprovada em primeiro lugar."
  • "Ele ficou feliz da vida ao ler a carta do filho."
  • "Eu nunca o tinha visto assim. Estava feliz da vida com a vitória do Porto sobre o Benfica." (no Rio de Janeiro substitua por Vasco da Gama/Flamengo)

Contudo, nem sempre há um fator causal óbvio.

• "Ele não me pareceu estar sofrendo com a separação. Pelo contrário, parecia feliz da vida.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.