2

Supondo que eu quero dizer que o grupo é pequeno em termos de quantidade de pessoas na seguinte frase

A nossa história data a 2017 com um grupo pequeno.

É bastante comum ouvir que «grande homem» ou «homem grande» não significam a mesma coisa e nesse caso dá para visualizar que o segundo refere-se às características físicas do homem. Pela mesma lógica, usei «grupo pequeno». No entanto, neste caso específico («pequeno grupo» e «grupo pequeno») não vejo a diferença no significado.

4
  • 2
    Já existe esta pergunta especificamente sobre pequeno e grande, e esta outra mais geral. É possível que elas já respondam à tua pergunta.
    – Jacinto
    Commented Sep 25, 2020 at 12:00
  • A segunda já conhecia. A primeira sim, parece ser igual @Jacinto Commented Sep 25, 2020 at 13:33
  • 1
    Então eu sugeria que fizesses uma de duas coisas. Se com as respostas às outras perguntas já ficas com a tua dúvida cabalmente esclarecida, podes fechar a tua pergunta como duplicata. Se ainda há algum aspeto que gostarias de ver mais esclarecido, podes editar a tua pergunta focando o tal aspeto.
    – Jacinto
    Commented Sep 25, 2020 at 19:36
  • 1
    Já agora, no teu exemplo eu diria "pequeno grupo". Nem estou a derivar isto de regra nenhuma; é simplesmente o que me soa melhor, intuitivamente.
    – Jacinto
    Commented Sep 25, 2020 at 19:38

0

Browse other questions tagged or ask your own question.