1

Estou mexendo com números ordinais (primeiro, segundo, etc.). Eu precisei me referir a 0ª, então, procurei por anteprimeiro e zerésimo; descobri que anteprimeiro existe e zerésimo provavelmente não, eu poderia usar anteprimeiro; mas *antezerésimo, não.

Para os propósitos desta pergunta, se considerará “zerésimo” uma palavra formal e com o significado de “na posição 0”.

Por isso, comecei a pensar: antezerésimo não existe, mas eu recentemente ouvi falar sobre formas teóricas — que são escritas com asterisco (**) — e me lembrei que várias palavras que são hoje dicionarizadas tiveram seu cunho em artigos, livro e poemas*.

Portanto, pergunto: já que anteprimeiro está correto e dicionarizado, posso, por analogia e se seguinte às regras morfológicas, usar antezerésimo? Se sim, qual a sua formalidade (considerando que zerésimo fosse uma palavra oficial) e como devo formatá-la; digo, devo a escrever em itálico, devo lhe informar o significado, devo escrever com * atrás de si? Se não (considerando que zerésimo fosse uma palavra oficial), por que não posso a usar?

P.S.: ao(s) respondedor(es), por favor, na tua(vossa) resposta, foca no parágrafo antecedente; se não fizeres(des) isso, provavelmente não aceitarei a tua(vossa) resposta. Se a minha linguagem, neste texto, parecer difícil ou se alguma palavra for desnecessária, por favor, comunicar-me, porque eu sempre tentei escrever com palavras simples, mas, hoje, estou experimentando uma linguagem um poucado diferente.

5
  • 2
    Creio que antessegundo seria o primeiro (antes do segundo).
    – Jacinto
    Commented Sep 7, 2020 at 11:19
  • Podemos saber em que contexto usas "zerésimo"? Referes "anteprimeiro", que de facto vem no dicionário -- p. ex. dicio.com.br/anteprimeiro -- mas o significado dado ( "Que antecede ao primeiro. Preliminar.") não parece ser um significado matemático. Commented Sep 11, 2020 at 16:51
  • @Júlio_Reis, "anteprimeiro" = 0º e "antezerésimo" = -1º. Seria uma adaptação da palavra, se "adaptação" é a palavra".
    – user4788
    Commented Sep 11, 2020 at 17:04
  • 1
    Em alguns contextos técnicos se usa "zerésimo" com certa frequência, ainda que informalmente. Por exemplo, chama-se de "zerésima lei" a lei zero da termodinâmica, e fala-se em "zerésimo elemento" em linguagens de programação com indexação de matrizes começando pelo zero. E vale notar também que existe há décadas um documento eleitoral no Brasil chamado de "zerésima", termo já dicionarizado.
    – stafusa
    Commented Sep 12, 2020 at 0:38
  • Casos de inconseguimento (frustracional).
    – bad_coder
    Commented Oct 5, 2020 at 17:40

0

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge you have read our privacy policy.