2

Consultando o dicionário, só logrei entender que a primeira palavra é unicamente um adjetivo e a segunda pode ser um substantivo ou um adjetivo também.

Por exemplo, alguém que corta árvores é culpável da destruição do meio ambiente ou culpado? Ou alguém que joga lixo na rua: é culpável ou culpado de contribuir à sujeira da cidade?

Porquê? Como mudaria o significado utilizar a outra palavra?

3
  • poderias nos dar exemplos e que sentido queres que se entenda desses exemplos, por favor?
    – user4788
    Sep 4, 2020 at 0:53
  • 1
    @Schilive Com certeza; acrescentei alguns exemplos. Avisa-me se precisas de mais ou se algo ainda não está claro
    – Pedro
    Sep 4, 2020 at 3:37
  • fazendo jus à idéia dum comentário, comento: os adjetivos podem atuar como substantivos através de derivação imprópria; se quiseres ver mais disso, recomendo veres soportugues.com.br/secoes/morf/morf5.php, por exemplo. Sincera e particularmente, eu adoro derivação imprópria :) Eu também adoro derivação afixal.
    – user4788
    Sep 4, 2020 at 21:19

2 Answers 2

1

Nessa acepção, a principal diferença é que "culpado" é uma afirmação ligeiramente mais direta: "tem culpa", "é responsável"; enquanto "culpável" significa que "se pode atribuir culpa" ou "merece culpa".

Assim, nos exemplos dados na pergunta, eu diria que "culpado" seria mais comumente usado, mas ambos são possíveis. E vale lembrar que essas palavras têm também outros significados. Por exemplo, "culpável" pode significar "repreensível, censurável", e "culpado" pode significar "afetado por sentimento de culpa".

Me parece, no entanto, que tudo isto já está claro nos dicionários (e.g., Aulete e Infopédia).

2

Olhando no dicionário há diferença entre as duas palavras:

cul·pá·vel (latim culpabilis, -e) adjectivo de dois géneros

1. A quem se pode atribuir culpa.

2. Que tem carácter de culpa ou delito; censurável; criminoso.

cul·pa·do adjectivo

1. Que tem ou cometeu culpa.

2. Causador (de mal ou dano).

nome masculino 3. Implicado; acusado; criminoso ou tido por criminoso.

Nesse caso, culpável poderia ser um sinónimo de suspeito. Por outro lado, culpado já se tem a certeza.

Fonte: priberam, priberam

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.