5

Gostaria de saber se existe um equivalente em português para o termo "hardcoded", tomado em sua acepção original, ou seja, um valor estático, imutável.

• eu traduziria para valor fixo. – Peixoto Sep 3 at 8:53
  • Não creio que exista uma boa tradução direta, especialmente uma que cubra usos como "xxx is hardcoded in our brains", mas algo que poderia funcionar em alguns contextos é "fixo/fixado no código". – stafusa Sep 3 at 9:51
4

Hard-coded é um termo utilizado na computação para alguma coisa que foi incluída diretamente no código fonte (leia isso e isso para mais detalhes).

Com base nisso, pode-se dizer que hard-coded se refere a algo que foi construído de forma fixa, que só poderá ser alterado se, na computação, o código fonte for modificado ou se o objeto no qual esse "algo" foi introduzido for reconstruído.

Existem alguns adjetivos no português para caracterizar algo assim, como: fixo, constante, inalterável, determinado etc. Porém, existe um adjetivo em específico que, para mim, define melhor o que hard-coded expressa: embutido.

Uma das definições encontradas no dicionário de Oxford Language para o verbo embutir é:

bitransitivo
construir ou incluir como parte integrante e, por vezes, inseparável.
"e. o microfone no gravador"

A partir disso, podemos interpretar o adjetivo embutido como algo que foi "incluído como parte integrante" e tornou-se inseparável.

Essa definição também se encaixa em outros contextos, como por exemplo:

1. "A ideia de que o jovem deve crescer, amadurecer e buscar constantemente o sucesso, mesmo que isso o reprima, está embutida na sociedade";
  2. "Poucos entendem que a depressão necessita de acompanhamento médico, porque o significado de depressão está embutido na mente das pessoas como "frescura, falta de vontade ou autocomiseração", e não como uma desordem neurofisiológica";
  3. "Esse conceito do professor como o detentor de toda verdade em sala de aula é embutido na cabeça dos alunos, de forma que eles não procurem criticar o que é apresentado".

Em todos os exemplos, embutir passou a ideia de algo que foi construído e solidificado, de forma que apenas uma desconstrução do velho sentido e uma construção de um sentido totalmente novo pode alterar isso, ou seja, esses conceitos foram incluídos diretamente no "código-fonte" da sociedade, e apenas alterando esse código-fonte poderemos alterar o sentido dado a essas coisas. ;)

| improve this answer | |
  • Bem-vindo ao site. Embutido foi também o que me veio à cabeça. Entretanto, a Wikipédiacodificação rígida como equivalente a hardcoding. Mas embuti os dados no programa rola melhor que codifiquei rigidamente os dados no programa. Não faço ideia que terminologia usam os programadores de língua portuguesa. Possívelmente usam hardcoding :) – Jacinto Sep 4 at 20:21
  • 2
    Obrigado, @jacinto. Eu sou programador, e usamos hard-coded mesmo, hahaha. – Lucas Samuel Sep 4 at 20:28
  • 1
    @Jacinto, os programadores não costumam traduzir termos. Nem hard-coded, como diz muito bem o Lucas, nem outros: string, cache, VOIP, etc. – ANeves thinks SE is evil Sep 6 at 20:24
  • @ANeves, foi isso logo que eu suspeitei no meu primeiro comentário. Eu já em tempos programei umas coisitas (Visual Basic), e pus uma base de dados inteira (umas 200 linhas x 10 colunas) hardcoded no programa! Já não me lembro como fiz, mas imagino que tenha escrito um programa auxiliar para ler os dados no excel e e incorporá-los no código. – Jacinto Sep 7 at 11:08
  • 3
    Sou programador e quando não digo que algo está hardcoded digo que está engessado no código. É uma tradução possível. – Piovezan Sep 8 at 7:26
1

A resposta do Lucas Samuel está tecnicamente correta, porém creio que nunca utilizei o termo "Embutido" para me referir à um código hard-coded nos meus anos de programação no trabalho e faculdade...

Acredito que a grande maioria dos programadores usam o termo em inglês mesmo:

O código tem diversos trechos hard-code(hard-coded), então será necessário refatorar tais partes.

Agora, já ouvi alguns termos em português serem usados para significar a mesma coisa:

Como era algo urgente, eu escrevi um código fixo. Assim que eu tiver tempo, irei reescrevê-lo.

Pessoalmente, nunca ouvi o termo código engessado como foi escrito nos comentários, mas não estranharia muito caso ouvisse. Porém (Pessoalmente) eu inicialmente pensaria em um código mal escrito, com uma lógica ruim, e não necessariamente em algo hard-coded.

PT-Br(Região Sul)

| improve this answer | |

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.