2

Uns dicionários me explicam que «lagarta» refere as larvas das borboletas e mariposas (lepidópteros), como nome comum. Imagino então que «larva» próprio é o nome mais científico.

Quero saber como se chamam as larvas de outros insectos também, na linguagem ordinário. Estou a pensar principalmente nas larvas das moscas, que se encontram em animais mortos ou na comida esquecida, e outros parecidos—muitas vezes brancos, ou de cor claro, gordos. Chamam-se simplesmente larvas? Ou também lagartas? minhocas? O quê?

The dictionaries tell me that the larvas of butterflies and moths, caterpillars, are popularly known as "lagartas" in Portuguese. If that's a common name, then it would seem to me that larva is the more scientific one. That makes me curious, what are the popular names for other insect larvas, especially maggots (fly larvas) and those that look similar, like grubs (often white or light-colored, and fat, the larvas of beetles)? Are they just called "larvas", or are there more informal names for them?

1 Answer 1

1

Penso que larva de fato é o termo mais usado. Uma opção coloquial em pt-BR é bigato especialmente para se referir a larvas de moscas. No norte de Portugal, morca é o nome de uma lagarta e morcão tem um significado similar ao de "bigato" (hat tip to ANeves). E também verme, apesar de na verdade denotar animais de certos grupos, popularmente também é usado com o significado de larva de insetos. "Minhoca" nunca vi sendo usado para larvas.

4
  • "Bigato" não conhecia; não se usa em Portugal.
    – ANeves
    Sep 1, 2020 at 20:45
  • @ANevesthinksSEisevil Bem que imaginei mesmo, não encontrando a palavra nem no Priberam, nem no da Porto.
    – stafusa
    Sep 1, 2020 at 23:24
  • 1
    Mas no norte temos "morcão", gíria equivalente a bigato.
    – ANeves
    Sep 2, 2020 at 1:45
  • @ANevesthinksSEisevil Obrigado, adicionei à resposta.
    – stafusa
    Sep 2, 2020 at 8:59

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.