-2

No Brasil "centro-oeste" se refere à região central do país, que coincide um pouco com "Mid-West" nos EUA, embora nos EUA não seja exatamente a região central, mas mais centro-norte.

Mas por que "oeste" e não "leste"? Qual a referência para se usar "oeste"? O Atlântico? Europa? É um tipo de orientação eurocêntrica como quase tudo na cultura ocidental?

E a semelhança com "Mid-West" nos EUA é apenas coincidência?

Em outros países lusófonos como eles interpretam "centro-oeste"? A exemplo Angola que tem sua costa à oeste e o interior a leste? Uma região central em Angola seria "centro-leste"?

7
  • 1
    Para a mim a referência é o próprio Brasil. Sem eu saber nada, se me mostrassem o mapa das atuais regiões do Brasil e me pedissem para indicar o Centro-Oeste, eu indicá-lo-ia corretamente; se me pedissem para indicar o Centro-Leste (sei que não existe) eu indicaria o atual Sudeste, que fica mais ou menos a leste do Centro-Oeste. Há alguma arbitrariedade e acidentes da evolução histórica nestes nomes. Se me pedissem para dar eu nomes às atuais regiões, eu sugeria Centro, Norte, Nordeste, Leste e Sul. Na verdade, em 1913 o atual Centro-Oeste + Rondónia era simplesmente o "Centro" >> – Jacinto Aug 16 '20 at 10:52
  • @Jacinto Para mim há uma diferença entre uma parte do oeste que é bastante central e uma parte do centro que é bastante ocidental. Nos EUA o “Midwest” é a parte “mais próxima” (ou seja, perto do mar Atlântico) do oeste, enquanto o “Far West” é a parte mais distante do oeste. A região dos EUA faz a parte central do oeste, mas a região do Brasil faz a parte ocidental do centro. – tchrist Aug 16 '20 at 22:47
  • @tchrist, acho que você quis dizer "leste" em "mais próxima do oeste (Atlântico)" e a "parte mais distante do oeste (Farwest)", que neste último seria "oeste distante". A outra coisa que questiono é se "central do oeste" e "ocidental do centro" não são de certa forma a mesma coisa. – Luciano Aug 17 '20 at 18:57
  • 2
    @tchrist, Luciano, Na prática, o que determina as regiões identificadas por “centro do oeste” e “oeste do centro”, e se coincidem ou não, é a geografia e história. São elas que determinam se o centro fica entre sul e norte (Portugal, Chile, continente americano), entre leste e oeste (Java) ou se é um miolo rodeado por outras regiões de quase todos os lados (África, Ásia, Brasil na perspetiva de 1913). Em Portugal, o centro litoral e o litoral centro (o litoral inclui toda a faixa ocidental) coincidem, >> – Jacinto Aug 19 '20 at 10:51
  • >> enquanto o “Oeste” é um pequena região a norte-noroeste de Lisboa, que, quando muito, ocupa o extremo sul do oeste do centro. Nos EUA se houvesse um Centro do Canadá ao Golfo do México (central time, imagina que os EUA tinham começado no vale do Mississippi e se tinham expandido daí para leste e oeste, e não tinha havido a questão da escravatura e guerra civil para pôr o Texas, mas não o Arizona ou Novo México, no Sul), o centro do oeste ficaria fora do Centro, e o oeste do Centro ficaria a leste do Oeste. – Jacinto Aug 19 '20 at 11:00
1

A referência é o centro do próprio país, e então toma-se a rosa dos ventos na posição padrão e com isso "leste/oeste" são apenas outras palavras para "direita/esquerda", e similarmente para "norte/sul".

Há uma certa arbitrariedade em como uma dada região acaba sendo chamada, até porque há muitas possibilidades e, assim, até mais que a geografia, a história e a política acabam muitas vezes definindo esses nomes.

Tanto é assim, que várias definições já foram usadas no Brasil. Segundo a Wikipedia, as divisões de 1913, 1938, 1942 e 1969 (atual) são (no sentido horário começando no topo à esquerda - ou noroeste ;-)) as seguintes:

enter image description here enter image description here 1: Centro-oeste, 2: Nordeste, 3: Norte, 4: Sudeste, 5: Sul.

-1

No meu entendimento os motivos são históricos, devido à forma de colonização e exploração do país, partindo do litoral em direção ao oeste. Exatamente pelo mesmo motivo que o Velho Oeste americano não é Velho Leste. Afinal, ao leste temos apenas o oceano Atlântico, e não territórios.

Coordenadas geográficas, por definição, são uma convenção, uma vez que o universo não possui Norte ou Sul. Estas convenções normalmente são relacionadas a motivos históricos e remontam à Europa e a forma de colonização dos continentes. Assim, o "velho oeste" americano ou o "centro oeste" brasileiro são oeste em relação à Europa, aonde fica o meridiano de GreenWich, que é o marco zero e referência da latitude.

Portanto, normalmente entendemos como "oeste" as coordenadas que estão entre 0 e 180 graus de latitude oeste em relação ao meridiano de GreenWich.

No caso específico do Brasil, em grande parte do território a região Oeste está coberta por florestas pouco povoadas, e a referência acaba sendo as cidades do Leste, que foram inicialmente colonizadas. Assim que os portugueses se estabeleceram no Brasil, firmaram as primeiras colônias no litoral, e lentamente avançaram em direção à região central.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.