2

Pelo que sei, é desaconselhado usar dois pronomes oblíquos que não se contraem num mesmo verbo. "Te + a" = "ta"; além de "te", são possíveis "me", "lhe", "nos", "vos" e "lhes".

Porém, não é impossível e acontece; ex.: "sabe aquele martelo? O me traz!", como meu pai disse uma vez. Sendo assim, como se deve escrever?

4
  • Não se inicia frases com pronomes oblíquos. O correto é: Traz-me o. e Não o se nega – Valdeir Psr Aug 5 '20 at 11:59
  • @ValdeirPsr, põe isso numa resposta para eu poder dar up-votes ou down-votes. Na tua terra diz-se "não o se nega"? Soa a "não o sonega"... No norte de Portugal diríamos "não se o nega", talvez "não se lho nega". – ANeves thinks SE is evil Aug 5 '20 at 15:44
  • @ValdeirPsr, sim, mas é comum na fala brasileira, por isso que coloquei. – user4788 Aug 5 '20 at 18:21
  • @ANeves "Não se o nega" e "Não o se nega" são equivalentes (segundo a norma), assim como "Traz-me" ou "Traz-mo" (como na resposta abaixo). Aqui, coloquialmente, falariam: "Não se nega", "me traz" etc. – Valdeir Psr Aug 5 '20 at 20:52
2

A contração é sempre obrigatória entre os clíticos dativos me, te, lhe, nos, vos e lhes com os clíticos acusativos o, os, a, as. (Não se inclui aqui a combinação se + o, possível nalguns dialetos; esta nunca é contraída em so).

Posto isto, temos:

Sabes aquele martelo? Mo traz.

Na variedade europeia contudo, a colocação dos clíticos antes do verbo (próclise) é proibida nesta situação (o mesmo segundo as regras estabelecidas para língua padrão no Brasil). Nesse caso, o correto seria:

Sabes aquele martelo? Traz-mo.

O uso destas contrações é relativamente incomum na oralidade, mesmo em Portugal. Normalmente é possível eliminar um dos pronomes:

Sabes aquele martelo? Trá-lo aqui.
O tal martelo, dei-te a ti ontem.

8
  • Então, o correto é "não o se nega" ou "não se o nega", certo? – user4788 Aug 5 '20 at 18:23
  • Obrigado pela resposta. Eu escrevi bem mal a pergunta. – user4788 Aug 5 '20 at 18:24
  • 1
    Eu uso bastante mo, to, lho; menos ou mesmo raramente no-lo, vo-lo. São provavelmente as minhas raízes rurais. E o dialeto com que cresci, zona de Torres Vedras, é precisamente um desses que admite se (indefinido) + o = so, tipo "Que é que se faz a este milho?" -- "Dá-so às galinhas." – Jacinto Aug 5 '20 at 20:05
  • @Jacinto, legal. Eu não sabia que existia "so". – user4788 Aug 5 '20 at 20:19
  • @Jacinto, "so" se fala como "sô" ou "su"? – user4788 Aug 5 '20 at 20:29

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy