Estou em dúvida sobre a transcrição fonética e fonológica de uma palavra; talvez essa dúvida surgiu devido ao fato de eu não ter compreendido muito bem a diferença entre fonética e fonologia.
Ao meu entender, a fonética estuda os sons produzidos pelo humano de forma fisiológica, ou seja, estuda o processo de formação biológica do som. Enquanto a fonologia estuda o som no contexto linguístico, ou seja, como ele pode ser usado em um contexto de comunicação.
Pelo menos foi isso que consegui compreender. Para mim, as pesquisas que realizei não foram claras o suficiente para fazer uma distinção entre ambos os termos.
Gostaria de saber a diferença entre a transcrição fonológica e fonética de uma palavra, o que eu sei é que a transcrição fonológica é realizada com barras, enquanto que a fonética com colchetes. Mas, não faço a mínima ideia do que seria uma transcrição fonológica. O que a transcrição fonológica representa exatamente?
Eu apenas consegui entender a transcrição fonética, que é simplesmente a representação gráfica dos sons utilizando o IPA ou API em PT, ex:
Legal [lɛgau]
Vendo essa definição de fonologia: "A fonologia estuda a maneira como os sons se organizam em uma linguagem, como a estrutura silábica, os acentos e entonações." Fonte eu pude entender que uma transcrição fonológica seria uma transcrição que inclui todas as possibilidades de entonação, pausa e tonacidade de uma palavra, enquanto que uma transcrição fonética seria apenas uma representação gráfica sem esses detalhes adicionais.
Meu raciocínio está correto, alguém poderia me tirar essa dúvida?