3

Eu nasci no Brasil, SP, SBC. Aqui, não se fala "vós"; digo, não é algo regional.

Porém, eu amo a conjugação e as desinências: convosco, sois, estais. Também adoro as conjugações com acento, "estáveis", e o imperativo, "fazei", "matai-o!".

Eu fiz um teste no Omegle, um site em que se conversa com estranhos aleatórios, perguntando se entendiam e se achavam chato o uso de "vós". Eu acabei perguntando para 17 pessoas, 16 disseram que entendiam perfeitamente e não achavam chato; boa parte, na realidade, disse que não achava nem chato nem legal, como se não importassem. 1 estava neutro, porque não se importava.

Após isso, eu comecei a pensar se, se eu não soubesse a conjugação, eu entenderia. Cheguei à conclusão que sim, talvez não entendesse "para fazerdes", mas entenderia por eliminação e contexto, sem muito esforço -- muitas pessoas falam "para vocês ir", então, fica fácil.

Tendo tais informações em mente, as pessoas realmente me entenderiam se eu falar "vós" em vez de vocês"? Nas situações que o usei, fui entendido, mas isso não diz rem.

P.S.: eu uso "tu", mas as pessoas o entendem tranqüilamente.

A quem disser que é uma pergunta opinativa: não digo que estás errado, mas que eu apresentei observações, podendo quem responder usar próprias observações, e estou pedindo a alguém por uma conclusão lógica, já que não me julgo competente de concluir -- afinal, eu vou sempre tender para um certo lado. Eu não gostaria duma resposta "sim" ou "não", mas aceitarei a melhor.

• 2
    Eu acho que a maioria entenderia porque essas palavras, apesar de não serem de uso frequente na língua falada, são ensinadas nas escolas. Além disso, são comuns na Bíblia e nas orações de modo que boa parte das pessoas deve estar habituada com elas. – Pedro Jul 25 at 11:35
  • @Pedro, não posso votar por algum motivo, mas eu não tinha pensado na Bíblia. – Marius Jul 25 at 14:25
  • 1
    Marius, não podias votar porque ainda não tinhas chegado a reputação 15; agora já deves poder. Não compreendo é qual é exatamente a pergunta. Porque poder usar o tratamento por vós, é claro que podes; ninguém te impede. Eu uso por vezes, na brincadeira. No norte de Portugal ainda há quem use; vê esta pergunta e links que já há. – Jacinto Jul 26 at 10:10
  • 1
    E em todo o Portugal é muito comum usar vosso, vos no tratamento por vocês, paralelo ao uso de teu, te com você no Brasil. Vê esta pergunta e também esta. – Jacinto Jul 26 at 10:14
  • Em português brasileiro o uso de pronomes de segunda pessoa é desencorajado por diversas gramáticas, como toda escola ensina esses pronomes, ninguém terá dificuldade em entendê-los. São formas provindas do latim, que permaneceram na gramática normativa. Até mesmo formas como Vossa Excelência ou Vossa Senhoria devem concordar com a segunda pessoa: Vossa Excelência está atarefado (vide: www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/…). – user8035 Jul 27 at 1:09

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Browse other questions tagged or ask your own question.