7
  • Que significa "ter o corpo fechado"?

Inicialmente encontrei a expressão na música de capoeira Adeus Besouro:

Lá na Bahia
Terra de São Salvador
Besouro era valente
Tinha o corpo fechado
Mas a traição o matou

Procurando, encontro muitos usos da expressão:

Mas não encontro nos dicionários.

Parece indicar uma espécie de invencibilidade física, ou resistência sobrenatural.
O que significa, exatamente?

5 Answers 5

4

Possui "corpo fechado" aquele que foi objeto de ritual normalmente sombrio com objetivo de tornar a pessoa impossível de ser machucada ou ferida.

"Fechar o corpo" é prática comum dos rituais religiosos de curandeirismo, frequentemente associada a cultos de origem africana, como o "vudu" e a "macumba". Significa conceder imunidade a danos físicos externos.

O termo é utilizado quase que somente no contexto de magia negra, bruxaria, ocultismo, satanismo, dificilmente sendo aplicado para magia "boa", ou "da luz" em geral. Pode-se entender como uma versão sombria da frase "O Senhor é meu pastor, e nada me faltará." (salmo 23).

• Vou lá enfrentar o João-Grandão.
  • Mas ele vai te matar!
  • Não vai. Eu tenho corpo fechado.
6
  • 1
    Mas o Besouro é descrito e adorado como um capoeirista exímio; se ter o corpo fechado fosse algo sombrio e "pecaminoso", duvido que dissessem isso dele naquela música, que o descreve como valente e vítima inocente de uma traição. Tenho dificuldade em harmonizar estas duas coisas.
    – ANeves
    Commented Jul 23, 2020 at 4:36
  • 1
    @ANeves Não, não é necessariamente negativo, tampouco o termo é utilizado apenas no contexto dos cultos mencionados, tendo sido há muito tempo absorvido pela cultura brasileira em geral.
    – stafusa
    Commented Jul 24, 2020 at 11:30
  • 1
    Em grande parte das vezes sim, mas não necessariamente. O Besouro era capoeirista, da Bahia, estado com grande influência de tradições africanas; aonde os cultos como o candomblé não são associados a espíritos maus.
    – Zuabros
    Commented Jul 24, 2020 at 15:51
  • 3
    Companheiro, a tua resposta agrada-me muito no geral, mas acho que perde qualidade com o terceiro parágrafo e a conotação negativa que associas ao ritual.
    – ANeves
    Commented Jul 31, 2020 at 10:43
  • 1
    Vudu, não. No Brasil, candomblé ou macumba.
    – Lambie
    Commented Feb 16, 2022 at 18:24
3

Segundo o Wiktionary:

(of a person, chiefly in supernatural or superstitous context) The characteristic of being virtually or completely impervious to any harm.

E ainda segundo o Aulete, no verbete secundário de corpo:

Corpo fechado

1. Segundo certas crenças, corpo invulnerável a doenças e outros males, por ter proteção sobrenatural.
0
1

Ter "corpo fechado" significa gozar de algum tipo de proteção mística contra doenças, ferimentos, etc.

O termo provavelmente tem origem em religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, mas há pelo menos um século faz parte da cultura como um todo do país. Já o conceito genérico de proteção mística/divina é certamente pré-histórico.

Essa proteção seria conferida por meio de amuletos e/ou rituais que, a depender da crença, variam desde simples orações (como fazia Lampião - criminoso conhecido do início do século XX) até sacrifícios humanos, passando pelo consumo ritualizado de bebidas alcoólicas.

1

Há muito tempo que o termo "corpo fechado" deixou de ser falado exclusivamente pelos adeptos de religiões trazidas da África ou criadas já em solo brasileiro por afro-descendentes. É usado por muitos brasileiros do nordeste e do sudeste, geralmente com um dos significados abaixo, sem que o interlocutor tenha sido submetido a qualquer ritual de magia negra, seja ele ou não praticante de alguma religião. Geralmente é resposta dada a alguma ameaça.

• "Comigo não vai acontecer."
  • "Não adianta me desejar o mal, porque eu sou imune a essas coisas."
  • "Tenho um anjo da guarda sempre presente."
  • "Meu santo é forte e pragas não me atingem."
-3

Fechar o corpo é invocar um espírito poderoso que não deixe que outros espíritos entrem na pessoa, principalmente os espíritos que por ventura tenham importunado alguém. "Sabeis que o corpo é templo do espírito de Deus". Pois assim sendo, quando uma casa está vazia, ela fica aberta e desprotegida. "Cabe ao homem morrer uma só vez, e depois virá o julgamento final". Espíritos de pessoas que já morreram não têm o poder de possuir outras pessoas, inclusive as que estão vivas. O único espírito de luz é o espírito santo de Deus. "Não se surpreendam quando virem essas coisas, pois até mesmo o Diabo se apresenta como espírito de luz".

1
  • 3
    Obrigado pelo teu esforço de contribuição, Diogo, mas creio que a tua resposta se perde um pouco nas tuas opiniões religiosas. Acho que a podias melhorar muito se a expusesses num tom neutro, como se fosses um observador externo imparcial a religiões - tanto às abrahâmicas como às de origem africana.
    – ANeves
    Commented Mar 2, 2021 at 22:14

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.