2
  • Que significa "ter o corpo fechado"?

Inicialmente encontrei a expressão na música de capoeira Adeus Besouro:

Lá na Bahia
Terra de São Salvador
Besouro era valente
Tinha o corpo fechado
Mas a traição o matou

Procurando, encontro muitos usos da expressão:

Mas não encontro nos dicionários.

Parece indicar uma espécie de invencibilidade física, ou resistência sobrenatural.
O que significa, exatamente?

3

Possui "corpo fechado" aquele que foi objeto de ritual normalmente sombrio com objetivo de tornar a pessoa impossível de ser machucada ou ferida.

"Fechar o corpo" é prática comum dos rituais religiosos de curandeirismo, frequentemente associada a cultos de origem africana, como o "vudu" e a "macumba". Significa conceder imunidade a danos físicos externos.

O termo é utilizado quase que somente no contexto de magia negra, bruxaria, satanismo, macumba ou saravá, dificilmente sendo aplicado para magia "boa", ou "da luz" em geral. Pode-se entender como uma versão sombria da frase "O Senhor é meu pastor, e nada me faltará." (salmo 23).

• Vou lá enfrentar o João-Grandão.
  • Mas ele vai te matar!
  • Não vai. Eu tenho corpo fechado.
| improve this answer | |
  • Obrigado! Preciso apenas de um esclarecimento: do ponto de vista dos praticantes dos cultos de origem africana, como o vudu e a macumba, "fechar o corpo" é um ritual sombrio, coisa negativa? Como um pacto com os espíritos maus? Ou é neutra? Ou positiva? Ou pode ser qualquer uma delas? – ANeves Jul 21 at 21:19
  • Mas o Besouro é descrito e adorado como um capoeirista exímio; se ter o corpo fechado fosse algo sombrio e "pecaminoso", duvido que dissessem isso dele naquela música, que o descreve como valente e vítima inocente de uma traição. Tenho dificuldade em harmonizar estas duas coisas. – ANeves Jul 23 at 4:36
  • @ANeves Não, não é necessariamente negativo, tampouco o termo é utilizado apenas no contexto dos cultos mencionados, tendo sido há muito tempo absorvido pela cultura brasileira em geral. – stafusa Jul 24 at 11:30
  • Em grande parte das vezes sim, mas não necessariamente. O Besouro era capoeirista, da Bahia, estado com grande influência de tradições africanas; aonde os cultos como o candomblé não são associados a espíritos maus. – Zuabros Jul 24 at 15:51
  • 1
    Companheiro, a tua resposta agrada-me muito no geral, mas acho que perde qualidade com o terceiro parágrafo e a conotação negativa que associas ao ritual. – ANeves Jul 31 at 10:43
1

Segundo o Wiktionary:

(of a person, chiefly in supernatural or superstitous context) The characteristic of being virtually or completely impervious to any harm.

E ainda segundo o Aulete, no verbete secundário de corpo:

Corpo fechado

1. Segundo certas crenças, corpo invulnerável a doenças e outros males, por ter proteção sobrenatural.
1

Ter "corpo fechado" significa gozar de algum tipo de proteção mística contra doenças, ferimentos, etc.

O termo provavelmente tem origem em religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, mas há pelo menos um século faz parte da cultura como um todo do país. Já o conceito genérico de proteção mística/divina é certamente pré-histórico.

Essa proteção seria conferida por meio de amuletos e/ou rituais que, a depender da crença, variam desde simples orações (como fazia Lampião - criminoso conhecido do início do século XX) até sacrifícios humanos, passando pelo consumo ritualizado de bebidas alcoólicas.

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.