1

Eu sempre fico em dúvida, neste tipo de situação — "eu jogo jogos que eu gosto/goste", por exemplo.

Hipótese:

Se eu só gosto de macarrão, e, no restaurante, só vou comer o que eu gosto, só vou comer macarrão; se eu só gosto de macarrão, e, no restaurante, só vou comer o que eu goste, é possível eu tentar pão de queijo, mas se eu não gostar de pão de queijo — blasfêmia! —, não vou comer mais pão de queijo.

No shopping, só vou comprar o que eu goste, então, se eu não gostar ou se eu não gosto dalgo, não comprarei esse algo; no shopping, só vou comprar o que eu gosto, então, se eu não gosto dalgo, não comprarei esse algo.

Essa hipótese minha está correta?

6
  • Não me sinto qualificado a responder... é que provei pão de queijo, e não achei grande pistola. :(
    – ANeves
    Jul 1 '20 at 23:31
  • 1
    A sua dúvida é quanto à conjugação do verbo? Não consegui entender a questão.
    – Chanp
    Jul 1 '20 at 23:44
  • @ANeves, blasfêmia! A guarda pontifícia te levara à justiça divina!
    – user4788
    Jul 1 '20 at 23:45
  • @Chanp, é sobre a diferença de sentido entre "ama te quem te ama" e "ama quem te ame".
    – user4788
    Jul 1 '20 at 23:46
  • Então, não me sinto qualificado a responder também. Desculpa.
    – Chanp
    Jul 2 '20 at 0:17
3

Acredito que tua interpretação está correta.

Assim, "ama quem te ama" significa o mesmo que

• "ama quem te ama" ou "ama quem te ama agora",

enquanto "ama quem te ame" seria o mesmo que

• "ama quem venha a te amar" ou "ama quem porventura te amar".
2
  • 1
    Outro exemplo: em "Acredito que tua interpretação está correta", há certeza, mas em "Acredito que tua interpretação esteja correta", não há tanta certeza. Certeza relativa ao verbo "acreditar" — neste caso. Mas nesse caso, acredito que seja uma questão de concordância do verbo. Achas que esse comentário também está certo? Obrigadão pela resposta.
    – user4788
    Jul 2 '20 at 2:15
  • @Schilive Aqui tenho menos confiança (e acho não postaria uma resposta se você postasse), mas penso que a frase com "esteja" talvez não esteja correta, a menos que se possa dizer que haveria então um "talvez" implícito, antes do "que".
    – stafusa
    Jul 2 '20 at 9:34

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy