Como nas formas a seguir, qual seria a forma correta e por quê?
O quê que aconteceu?
O que que aconteceu?
Portuguese Language Stack Exchange is a question and answer site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language. It only takes a minute to sign up.
Sign up to join this communityComo nas formas a seguir, qual seria a forma correta e por quê?
O quê que aconteceu?
O que que aconteceu?
Não, isso se chama queísmo¹, que é o excesso do emprego do conectivo "que". Se você utilizar apenas a frase "O que aconteceu?", verá que ela por si só faz sentido sem a necessidade de um segundo "que", que estaria incorreto.
Usar dois "quês" seguidos é incorreto baseado nas seguintes afirmações:
Em suma, o correto é utilizar o simples "O que aconteceu?".
¹ Queísmo
Nenhuma está correta, mas a que tem um "quê" está mais errada.
Podes perguntar só com um "que":
- O que aconteceu?
Ou usar a forma mais longa e acrescentar "é que":
- O que é que aconteceu?
Isto é uma construção comum, em que se acrescenta um "é que" opcional para dar ênfase à pergunta:
- Qual [é que] preferes?
- Quanto [é que] custa?
- Que [é que] se passa?
- Quando [é que] posso ir para a piscina?
- A que horas [é que] posso ir para a piscina?
Este "é que" chama-se uma partícula expletiva ou de realce.
Então e porque está errado usar ali um "quê"?
Poderia esse "quê" ser usado noutra construção?
Analisemos.
O dicionário Priberam diz que "quê", para além de ser o «nome da letra Q ou q», é:
quê (latim quem)
nome masculino:
- Dificuldade, complicação (ex.: ainda há uns quês por resolver).
- Alguma coisa (ex.: acho que isto tem um quê de subversão).
pronome interrogativo:
- Expressão usada para questionar o que foi dito anteriormente ou como pedido de repetição do que foi dito (ex.: Quê? Não entendi.). = COMO, O QUÊ
interjeição:
- Expressão usada, com entoação interrogativa, para indicar espanto ou contrariedade (ex.: Quê?! O filme ainda não começou?). = O QUÊ
"quê", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/qu%C3%AA [consultado em 01-07-2020].
Daqui, parece claro que:
Então, concluímos que o "quê" não tem nenhuma função ou significado que lhe permita ser usado numa frase parecida com:
O *quê que aconteceu?