3

Como nas formas a seguir, qual seria a forma correta e por quê?

O quê que aconteceu?

O que que aconteceu?

-1

Não, isso se chama queísmo¹, que é o excesso do emprego do conectivo "que". Se você utilizar apenas a frase "O que aconteceu?", verá que ela por si só faz sentido sem a necessidade de um segundo "que", que estaria incorreto.

Usar dois "quês" seguidos é incorreto baseado nas seguintes afirmações:

1. O "quê" é utilizado apenas no final de frases², com exceção das situações em que ele representa um substantivo.
  2. Tomando como base a afirmativa acima, se fôssemos aplicar dois "quês" seguidos, teríamos "que que". Portanto, isso estaria totalmente errado pelo simples fato de serem duas palavras repetidas em sequência.

Em suma, o correto é utilizar o simples "O que aconteceu?".

¹ Queísmo

² Diferença entre quê e que

• Ó chefe, esse paper da SciELO que linkaste diz que o queísmo é a «omissão de preposição antes da conjunção-complementador "que" em complementos oracionais oblíquos finitos". Mas esta resposta fala de "quês" a mais, não da omissão de nada. Acho que é preciso que a resposta explique o que é o queísmo. – ANeves thinks SE is evil Jul 1 '20 at 11:55
  • Obrigado por avisar. Não sei onde foi parar o URL correto do arquivo PDF que eu ia linkar aqui. Fiz a edição. – Chanp Jul 1 '20 at 12:22
  • A definição de queísmo não parece ser "uso excessivo de ques", mas sim "omissão da preposição antes do que". Este artigo do CiberDúvidas confirma: ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/… Parece que o uso comum da palavra "queísmo" é com esse primeiro sentido, erradamente... mas na minha opinião devíamos evitar isso. Da mesma maneira que acho que não devemos chamar "número redondo" a múltiplos de potências de 10. – ANeves thinks SE is evil Jul 1 '20 at 14:10
  • Antes de afirmar, confirmei com minha professora de lingua portuguesa e em alguns sites da internet. Muitos confirmam que queísmo é o excesso da palavra "que". – Chanp Jul 1 '20 at 15:01
-1

Nenhuma está correta, mas a que tem um "quê" está mais errada.

Construção correta da frase

Podes perguntar só com um "que":

• O que aconteceu?

Ou usar a forma mais longa e acrescentar "é que":

• O que é que aconteceu?

Isto é uma construção comum, em que se acrescenta um "é que" opcional para dar ênfase à pergunta:

• Qual [é que] preferes?
  • Quanto [é que] custa?
  • Que [é que] se passa?
  • Quando [é que] posso ir para a piscina?
  • A que horas [é que] posso ir para a piscina?

Este "é que" chama-se uma partícula expletiva ou de realce.

Usos válidos de "quê"

Então e porque está errado usar ali um "quê"?
Poderia esse "quê" ser usado noutra construção?
Analisemos.

O dicionário Priberam diz que "quê", para além de ser o «nome da letra Q ou q», é:

quê (latim quem)

nome masculino:

1. Dificuldade, complicação (ex.: ainda há uns quês por resolver).
  2. Alguma coisa (ex.: acho que isto tem um quê de subversão).

pronome interrogativo:

1. Expressão usada para questionar o que foi dito anteriormente ou como pedido de repetição do que foi dito (ex.: Quê? Não entendi.). = COMO, O QUÊ

interjeição:

1. Expressão usada, com entoação interrogativa, para indicar espanto ou contrariedade (ex.: Quê?! O filme ainda não começou?). = O QUÊ

"quê", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/qu%C3%AA [consultado em 01-07-2020].

Daqui, parece claro que:

• O uso para 1. e 2. é como qualquer outro nome/substantivo. Só caberá onde pudesse ser substituído por um substantivo equivalente (de acordo com o contexto): "questão", "ponto", "pormenor", "detalhe".
  • O uso para 3. e 4. é isolado - a frase é composta pelo "quê": «Quê? O quê?».

Então, concluímos que o "quê" não tem nenhuma função ou significado que lhe permita ser usado numa frase parecida com:

O *quê que aconteceu?

• Mesmo sendo uma partícula expletiva, ela não é recomendada se você está redigindo um texto formal ou está utilizando-a em um ambiente formal. – Chanp Jul 1 '20 at 15:03
  • Concordo, não fica bem usá-la num contexto formal. – ANeves thinks SE is evil Jul 1 '20 at 17:51

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.