0

Recentemente, estava aprendendo pôquer e minha vó me falou "essa é a dupla". Eu fiquei curioso para saber o que vem depois de "dupla": seria uma "tripla"? Depois, uma "quádrupla"?

Eu gostaria de saber qual a seqüência, se há uma; e, também, se possível, o nome desse tipo de palavra, pois, de acordo com o Priberam, "dupla" é um substantivo e não um numeral.

Resumo: qual é a seqüência depois "dupla", tripla? E qual o nome desse tipo de substantivo, se há?

2
  • @stafusa, no pôquer, tem 315 para um monte de coisas.
    – user4788
    Jun 12 '20 at 3:31
  • 315? De qualquer forma, não quis dizer que todo o resto vejo sendo usado em inglês, só alguns. Coloco numa resposta e apago o comentário anterior.
    – stafusa
    Jun 12 '20 at 12:42
2

Você tem uma trinca ou, menos usado, "trio".

Considerando o livro Como Jogar Poker e Vencer!, a Lista de jogadas do pôquer da Wikipédia e os sites megajogos e pokertips, as mãos do pôquer em português são:

• Sequência Real
  • Sequência de (mesmo) Naipe (ou Sequência de Cor)
  • Quadra
  • Full (House)
  • Sequência
  • Trinca (ou Trio)
  • Dois Pares
  • Par
  • Carta Alta
0

O correto a ser utilizado é trio.

Triplo seria utilizado se fosse a continuidade de dobro. No entanto, como estamos falando de dupla (duas pessoas ou dois itens), o correto é utilizar trio.

Espero ter ajudado.

-2

Não existe uma tripla de cartas, não no carteado. A palavra trio é masculino, sendo assim é um trio de cartas, um quadruplo de cartas, um quíntuplo de cartas... Toda vez que o artigo for feminino usaremos "uma" e a palavra geralmente terminará com o artigo (a) no final e toda vez que o artigo for masculino, usaremos "um" e geralmente a palavra terminará com o artigo (o).

1
  • 1
    Duvido que seja trio-quádruplo-quíntuplo. Imagino que ou seja triplo-quádruplo-quíntuplo ou seja trio-quadra-quina.
    – ANeves
    Jun 13 '20 at 17:45

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy