1

Olá! Como se analise sintaticamente a expressão "em um país muito distante"?

Segue a frase completa:

Era uma vez, em um país muito distante, um mercador tão venturoso em suas atividades.

1. Esta expressão classifica-se como um adjunto adverbial de tempo referente à "era uma vez"?
  2. Essa expressão deve ser analisada como um todo ou cabe análise dos seus termos internos? Por exemplo:

• "país": núcleo;
    • "um": adjunto adnominal referente à "país";
    • "distante": adjunto adnominal referente à "país";
    • "muito": adjunto adverbial de intensidade referente à "distante"
3

Bem-vindo, Bruno!

Nessa frase, a expressão "em um país muito distante" é o adjunto adverbial de lugar de "Era uma vez".

Lembre-se de que o adjunto adverbial é um termo acessório da oração que indica alguma circunstância (tempo, lugar, modo, causa, finalidade etc.). A circunstância indicada por "em um país muito distante" não é de tempo como você pensou.

| improve this answer | |
  • Obrigado Luana! Realmente, foi um erro bobo meu. Está claro que é de lugar. Mas ainda fiquei com uma dúvida porque entendo que o adjunto adverbial modifica um verbo, mas você disse que ele se refere a oração inteira. No caso, não seria um adjunto adverbial de lugar referente à "era uma vez"? Pois estou tratando a expressão "era uma vez" como sinônimo do verbo "existiu". – Bruno Carneiro Jun 13 at 21:08
  • Isso mesmo, Bruno! Irei editar minha resposta. – Luana Coelho Jun 13 at 21:32
  • Obrigado! Só mais uma coisa, nós podemos detalhar a análise do adjunto adverbial analisando cada parte deste termo como eu fiz no item 2 da minha pergunta? – Bruno Carneiro Jun 14 at 0:03
  • @BrunoCarneiro Sim, você também poderá analisar cada termo de um adjunto, porém essa análise não terá ligação com os demais termos da frase (verbo, sujeito etc). – Valdeir Psr Jun 14 at 3:32
  • Como Valdeir Psr explicou, podemos sim fazer essa análise, Bruno. – Luana Coelho Jun 14 at 11:32

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.