3

Eu sempre usava me-dá para pedir alguém me dar alguma coisa. Acabei de ler um texto e achei:

Dê-me o livro.

Sei que gramaticalmente esta frase está certa. Mas por que é que algumas pessoas dizem:

Me-dá o livro.

3

É necessário esclarecer primeiro que há duas dimensões para a resposta:

1) oralidade vs registro escrito

2) diversidade da língua em função dos regionalismos

Primeiro, as gramáticas servem para regulamentar o registro escrito da língua, que é uma expressão necessária para, por exemplo, redigir leis, contratos e acordos internacionais e outros documentos, nos quais objetiva-se, entre outros, reduzir ao mínimo a possibilidade de ambiguidade ou, mais especificamente, a multiplicidade semantica. A partir do referencial de alguma linguagem falada, cria-se uma codificação de como essa lingua deverá ser registrada em escrito até que ocorra uma reforma ortográfica.

Contudo, língua não é o que a gramática fixa, mas sim o que os seus falantes a fazem ser. Nesse sentido, a lingua falada é um ser vivo, com vontade própria e que se recusa a ser algemada. Multiplicidade de sentidos (polissemia) é justamente o que os poetas e compositores buscam, incluindo novas expressões sintáticas. Assim, ao invés de aceitar o jugo da lingua escrita, a lingua falada vai derivando do referencial histórico que foi congelado na gramática e, quando a lingua falada já derivou o suficiente ao ponto da mútua não inteligibilidade com a língua escrita, faz-se a reforma.

Quanto aos regionalismos, se não estou enganado, a forma "Dá-me um beijo!" ainda é uma forma muitíssimo corriqueira à oralidade de pt-PT, ao passo que é forma rara em pt-BR, onde o "Me dá um beijo!" é quase unanimemente preponderante.

Contudo é mister destacar dois pontos referentes ao hífen:

1) o registro escrito dessa forma, com a anteposição do pronome átono, ocorre

• ou por falta de domínio da "regra culta" (com todos as aspas que se faça jus)

• ou para registrar em escrito propositalmente a oralidade (poesia, depoimentos etc.)

2) qualquer que seja o caso, o que ocorre é uma próclise, que não permite interposição de hífen, como ocorre com a mesóclise e com a ênclise

Apesar disso, as diferenças entre os registros escritos de pt-PT e pt-BR serão muito menos impactantes aos olhos do que serão aos ouvidos as formas orais de pt-PT e pt-BT, beirando a mútua ininteligibilidade em muitos casos.

| improve this answer | |
3

Eu aprendi na escola que nunca devemos começar uma frase com o pronome oblíquo átono. Contudo, o portuguès escrito é uma coisa, e o português falado informalmente é outra.

• Na informalidade, em pt-BR, é muito comum ouvirmos "te devolvo amanhã", "me empresta o seu livro?", "te amo muito". Em filmes, novelas, e na minha vida pessoal, nunca ouvi alguém dizer "amo-te". Acho que se eu dissesse isso a alguma mulher, ela sairia correndo.

• Certas formas gramaticais corretas chegam a soar como um pedantismo na língua falada. É o caso de alguém roubar a sua bolsa em uma rua movimentada, e você gritar: Socorro, ladrão, peguem-no! Peguem-no! Embora errado, todos gritariam "pega ele", pega ele!"

Respondendo à sua pergunta: está errado. Não use na língua escrita e evite o uso na língua falada, em situaçõs muito formais. Em situações informais, é o que se espera ouvir.

Obs: Acho que em Portugal ouve-se a forma correta com mais frequência do que no Brasil.

| improve this answer | |
  • 3
    Em Portugal não é costume ouvir a forma com o pronome antes; soa brasileiro. Mesmo em situações muito informais: "Socorro, ladrão! Agarrem-no, agarrem-no!" (Como sempre: "asterisco". Dizemos "não me soa bem"... não vou agora escrever uma tese sobre isto, até porque não sou capaz. Tenho conhecimento intuitivo da língua, mas quando se entra por pronomes oblíquos e sintagmas e IPAs e o diabo, parece que ouço o treinador mandar as enxaquecas levantarem-se do banco e aquecer...) – ANeves Jun 1 at 16:00
  • @ANeves, muito interessante o que disse. Como foi descrito por Centaurus, usar o pronome após o verbo causaria um grande espanto no Brasil, tanto em uma conversa corriqueira quanto em um ambiente culto. O "soa brasileiro" que você disse é no sentido pejorativo, em Portugal? – Magela Jun 3 at 13:59
  • 1
    @Magela , não, não foi dito com sentido pejorativo. Foi dito com um sentido neutro. Suponho que se pudesse dizer, opostamente, "usar o pronome após o verbo causaria um grande espanto, no Brasil... soaria português." :) Falamos bastante diferente - e isso é belo. – ANeves Jun 3 at 20:53
  • @ANeves, minha pergunta foi por pura curiosidade mesmo. Tenho curiosidade em saber como o pt-BR falado é visto por nativos de Portugal? Você poderia matar a curiosidade dessa mente curiosa? :) – Magela Jun 4 at 18:26
  • É burrice isto acontecer, mas o português-brasileiro é visto um pouco como ignorante, @Magela, por causa de vários fatores. Eu acho que se destacam três: os brasileiros que cá moram são comummente emigrantes de classe baixa - menos educados que a média; e a falta de concordância (entre sujeito e verbo - tu vai, nós vai; entre artigo-singular e substantivo-plural - os gato, as ideia, etc), que soa terrível aos ouvidos snobs portugueses. Conjugar "tu" com a terceira pessoa do singular, em particular, cai muito mal por cá. – ANeves Jun 16 at 23:09

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.