-1

De onde vem a expressão "Roupa encardida"

7
  • 5
    Para os curiosos que não conhecem esta expressão, pode editar a sua pergunta para explicar o significado, por favor?
    – Dan Getz
    May 17, 2020 at 21:00
  • A edição parece que não foi bem recebida. Direito a -
    – ClMend
    May 19, 2020 at 10:40
  • 3
    Não fui eu que votei, mas também acho a pergunta um pouco estranha. Há alguma dúvida acerca do significado? Roupa encardida não é simplesmente ’roupa que está encardida’? Se é, então tens a origem de roupa e a origem de encardida. E roupa encardida é simplesmente a combinação normal das duas palavras, tal como em roupa bonita ou pele encardida. Seria diferente, por exemplo, em roupa velha no sentido ’comida’, que é diferente de ’roupa que está velha’, e que tem uma origem própria posterior às origens de roupa e velha e independente delas. >>
    – Jacinto
    May 19, 2020 at 22:45
  • 2
    >> Portanto tu estás especialmente interessado no primeiro uso de roupa encardida? Ou estás interessado é no encardido? Pode-se ter falado em mãos encardidas ou parede encardida antes de em roupa encardida. Acho que isto é que é importante clarificar.
    – Jacinto
    May 19, 2020 at 22:48
  • 2
    Quer-me parecer até que o @DanGetz pensou que roupa encardida tivesse um significado especial (como roupa velha ’comida’), diferente da combinação dos significados de roupa e encardida (se tem, eu desconheço). Nesses casos é que falamos em "expressão"; caso contrário, é só uma combinação normal de palavras.
    – Jacinto
    May 19, 2020 at 23:00

3 Answers 3

1

A palavra encardido decerto vem do verbo encardir, mas encardir tem origem duvidosa, alguns dicionários dizem uma coisa, outros dizem outra. Eis um resuminho:

a palavra encardir tem origem duvidosa, tida como derivada de cárdeo (ou cardo ou carda) no sentido de 'arroxeado' ou de cardo; notar, contudo, que encardir é de 1858 e cardido, anterior (século XIV), assim autoriza a hipótese de encardir ser derivado de en- + cardido.

Fontes: Aulete, Infopédia e Houaiss.

1

Palavra de origem brasileira ( Encardido ) - se encardiu que ficou amarelado ou acizentada pelo tempo ou lavagens mal feitas, sujo ou imundo.

Está roupa está encardida.

Está roupa está suja, mal lavada.

1
  • 6
    Do Brasil? Consegue alguma referência?
    – ClMend
    May 19, 2020 at 7:43
1

Ela vem do Latim CARDO, o nome de um planta cuja cor é muito pouco viva, fazendo pensar num pano mal lavado.

1
  • 3
    Bem-vindo ao Portuguese SE! Obrigado pela contribuição, mas por favor note que geralmente se esperam respostas bem fundamentadas, geralmente com referências. Isso é especialmente importante nesse caso, em que, conforme a resposta do Schilive esclarece, a etimologia de "encardido" na verdade é desconhecida, ou ao menos duvidosa.
    – stafusa
    Aug 7, 2021 at 22:31

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.