De onde vem a expressão "Roupa encardida"
-
5Para os curiosos que não conhecem esta expressão, pode editar a sua pergunta para explicar o significado, por favor?– Dan GetzMay 17, 2020 at 21:00
-
A edição parece que não foi bem recebida. Direito a -– ClMendMay 19, 2020 at 10:40
-
3Não fui eu que votei, mas também acho a pergunta um pouco estranha. Há alguma dúvida acerca do significado? Roupa encardida não é simplesmente ’roupa que está encardida’? Se é, então tens a origem de roupa e a origem de encardida. E roupa encardida é simplesmente a combinação normal das duas palavras, tal como em roupa bonita ou pele encardida. Seria diferente, por exemplo, em roupa velha no sentido ’comida’, que é diferente de ’roupa que está velha’, e que tem uma origem própria posterior às origens de roupa e velha e independente delas. >>– JacintoMay 19, 2020 at 22:45
-
2>> Portanto tu estás especialmente interessado no primeiro uso de roupa encardida? Ou estás interessado é no encardido? Pode-se ter falado em mãos encardidas ou parede encardida antes de em roupa encardida. Acho que isto é que é importante clarificar.– JacintoMay 19, 2020 at 22:48
-
2Quer-me parecer até que o @DanGetz pensou que roupa encardida tivesse um significado especial (como roupa velha ’comida’), diferente da combinação dos significados de roupa e encardida (se tem, eu desconheço). Nesses casos é que falamos em "expressão"; caso contrário, é só uma combinação normal de palavras.– JacintoMay 19, 2020 at 23:00
3 Answers
A palavra encardido decerto vem do verbo encardir, mas encardir tem origem duvidosa, alguns dicionários dizem uma coisa, outros dizem outra. Eis um resuminho:
a palavra encardir tem origem duvidosa, tida como derivada de cárdeo (ou cardo ou carda) no sentido de 'arroxeado' ou de cardo; notar, contudo, que encardir é de 1858 e cardido, anterior (século XIV), assim autoriza a hipótese de encardir ser derivado de en- + cardido.
Palavra de origem brasileira ( Encardido ) - se encardiu que ficou amarelado ou acizentada pelo tempo ou lavagens mal feitas, sujo ou imundo.
Está roupa está encardida.
Está roupa está suja, mal lavada.
-
6
Ela vem do Latim CARDO, o nome de um planta cuja cor é muito pouco viva, fazendo pensar num pano mal lavado.
-
3Bem-vindo ao Portuguese SE! Obrigado pela contribuição, mas por favor note que geralmente se esperam respostas bem fundamentadas, geralmente com referências. Isso é especialmente importante nesse caso, em que, conforme a resposta do Schilive esclarece, a etimologia de "encardido" na verdade é desconhecida, ou ao menos duvidosa.– stafusa ♦Aug 7, 2021 at 22:31