3

Existe algum padrão para separar nomes de artistas de nomes de seus álbuns ou músicas? Esta estrutura é encontrada em listagens de obras, por exemplo, ou em sistemas de arquivamento (como arquivos digitais em computadores). Ou seja, há uma forma correta ou preferível dentre as seguintes?

Chico Buarque - Construção (1971)

Chico Buarque – Construção (1971)

Chico Buarque — Construção (1971)

1 Answer 1

2
+50

Não há uma recomendação específica para qual sinal deve ser utilizado. No entanto, posso assegurar que não é o travessão, observe:

O travessão não há como ser porque ele só é utilizado nas seguintes situações:

1. Introduzir uma pergunta ou resposta;
  2. Separar frases com sentido de aposto, exemplo: O carro — que tinha sido o responsável pelo acidente — acabou por explodir.

O hífen também não é a melhor opção. Isso porque ele só é utilizado nas seguintes situações:

1. Separação silábica;
  2. Separação de palavras compostas;
  3. Conjugações verbais (como olho-me e vejo-me).

Então, acredito que o melhor seja utilizar a meia-risca, que é um tanto mais genérica.

Todas as minhas afirmações estão presentes nestes manuais de comunicação da Secretaria de Comunicação brasileira: https://abre.ai/hifen e https://abre.ai/travessaopt. Quanto à meia-risca, não encontrei nada concreto o suficiente, mas tomei como base minha experiência de vida, diversos sites na internet e exemplos de títulos de músicas que utilizam a meia-risca para separar o autor do título.

4
  • Concordo completamente com suas considerações. Você tem alguma fonte que as corrobore? Um manual de estilo, um tratado tipográfico...?
    – Gabriel G
    Jun 25, 2020 at 16:29
  • 1
    Sim. Todas as minhas afirmações estão presentes nestes manuais de comunicação da Secretaria de Comunicação brasileira: abre.ai/hifen e abre.ai/travessaopt. Quanto à meia-risca, não encontrei nada concreto o suficiente, mas tomei como base minha experiência de vida, diversos sites na internet e exemplos de títulos de músicas que utilizam a meia-risca para separar o autor do título..
    – Chanp
    Jun 25, 2020 at 18:08
  • 1
    Bem-vindo Chanp! Boas referências estas que citaste no comentário! Podes editar tua resposta e adicioná-las? Assim tua resposta gaha mais embasamento!
    – gmauch
    Jun 25, 2020 at 19:52
  • Feito. Muito obrigado!
    – Chanp
    Jun 26, 2020 at 4:00

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service and acknowledge that you have read and understand our privacy policy and code of conduct.

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.