4

A radiciação é a operação matemática inversa à potenciação.

“√1” lê-se “raiz quadrada de um”, e “∛1” lê-se “raiz cúbica de um”.

Como é que se lê as raízes com outros índices, utilizando os numerais multiplicativos?

Por exemplo, com índice 4 (“∜1”) lê-se “raiz quádrupla de um” e com índice 5 lê-se “raiz quíntupla de um”?

E se o índice for negativo, ou uma fração?

2

Em Português Europeu diz-se: "a enésima raiz de". (Dito de modo análogo ao "nth root" do Inglês.)

Se reparares, "radiciação" é substantivo feminino. O vocábulo não existe enquanto verbo para poder descrever uma acção.

Para descrever, por exemplo:

• 4√152 diz-se:"raiz índice 4 do quadrado de quinze".

• 14√512 diz-se: "raiz índice quatorze de cinco levantado a doze."

Também se pode dizer por via da exponenciação:

• 15 2/4 quinze levantado a dois quartos.

• 15 12/14 quinze levantado a doze sobre quatorze (ou, doze quatorze avos).

Ou em termos de "a potência":

• 15 - 12/14 quinze levantado à potência negativa de doze sobre quatorze.

(Já se passaram muitos anos desde que andei nas aulas de matemática, pode haver alguma falta de preciosismo no que escrevi, mas no essencial é isto.)

12
  • 1
    Não me parece nada natural que a progressão seja "quadrada, cúbica, quarta, quinta" - não tem lógica. Sem citações, a resposta não me convence. – ANeves thinks SE is evil May 7 '20 at 13:22
  • 1
    @ANeves vou deixar ficar assim. Não vale a pena investir mais tempo no post, escrevi isto sem nenhum livro para apoiar-me e antes de alterar queria ter um termo de comparação. – bad_coder May 9 '20 at 1:23
  • 1
    @stafusa este foi o post mais ingrato que escrevia até agora. Esforcei-me e parecia que nunca ficava bem. Escrever sobre matemática para publicação não é fácil. (Ainda por cima ninguém dava um voto, mas eu sabia que tu quando visses provavelmente ias achar o esforço merecedor.) – bad_coder May 9 '20 at 20:25
  • 1
    @user7393973 eu pensei nisto. No sistema escolar esta matéria é ensinada cedo, passando a ser um "dado adquirido". Depois nem livros nem aulas voltam a incidir sobre uma sistematização da nomenclatura, que alias é definida pelo ministério da educação numas "actas" que ninguém lê. Tirando se alguém for publicar sobre o assunto dificilmente se preocupa com a correcção dos preciosismos, de maneira que "toca a música de ouvido". Porque alias, é um conjunto limitado de convenções que se resolve tendo um texto de referência para consulta. De improviso foi o que saiu, fica assim. – bad_coder May 10 '20 at 3:04
  • 1
    @user7393973 o teu exemplo ⁻⁽¹/³⁾√10² simplificado é 10^-6 fica 0.000001 é um "micro". Primeiro simplificas, depois dizes "por extenso" o resultado simplificado. – bad_coder May 10 '20 at 3:08
2

Em geral se diz:

raiz n-ésima

ou seja, usam-se os numerais ordinais:

• 4√x = x1/4 : raiz quarta
  • 5√x = x1/5 : raiz quinta
  • ...

Os consagrados termos "raiz quadrada" e "raiz cúbica" possivelmente se originam das formas geométricas "quadrado" e "cubo", não dos numerais multiplicativos.

Analogamente, também se lê xn como "x (elevado) à n-ésima potência" ou simplesmente "x (elevado) a n".

1
  • 1
    O verbete linkado da Wikipedia contém um exemplo explícito do uso: "i é uma raiz quarta e raiz oitava da unidade, mas é apenas uma raiz quarta primitiva da unidade." Outro exemplo do uso se encontra na página alunosonline.uol.com.br/matematica/radiciacao.html : "Nesse exemplo, temos uma raiz quarta". – stafusa May 9 '20 at 20:05

Your Answer

By clicking “Post Your Answer”, you agree to our terms of service, privacy policy and cookie policy

Not the answer you're looking for? Browse other questions tagged or ask your own question.